Uma interferência matemática: proposta para o ensino de m.d.c. e m.m.c.
M.D.C e M.M.C, Divisibilidade, Números Primos
O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma intervenção para o ensino de Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C). A proposta de ensino desenvolveu-se em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e consiste em utilizar jogos, modelos geométricos e materiais manipulativos em forma de oficinas para desenvolver os conceitos de M.M.D e M.M.C, procurando despertar a capacidade dos alunos, analisar, interpretar e construir soluções para problemas fazendo uso de M.M.D e M.M.C. A análise da eficiência da metodologia aplicada se deu através do pré-teste e pós-teste, onde os resultados mostraram-se satisfatório para a aprendizagem. Concluiu-se que a abordagem através de resolução de problemas com a utilização de jogos, modelos geométricos e materiais manipulativos em forma de oficinas pode contribuir para o ensino e aprendizagem de M.M.D e M.M.C.