As demonstrações matemáticas como ferramentas de aprendizado no ensino básico
Demonstrações matemáticas, Teoremas, Método Axiomático e Congruência de triângulos.
Neste trabalho propomos aos nossos estudantes de matemática o incentivo de demonstrações como ferramenta que auxiliam na descrição e compreensão de conhecimentos matemáticos. Tal ferramenta traduz o prazer em estudar matemática e desmistificar o titulo de vilã, além de conceber o seu verdadeiro papel desempenhado no progresso da humanidade.
No inicio fazemos uma abordagem teórica sobre Lógica matemática, Teoremas, Definições, Teoria matemática, Modelos axiomáticos, Técnicas de demonstrações e suas respectivas explanações. Assim entendemos que tais abordagens são fundamentais na construção de uma boa redação, manipulação e compreensão de qualquer teorema matemático a ser demonstrado.
Durante as descrições teóricas de nosso trabalho ressaltamos dois grandes legados gregos: Geometria Euclidiana e método axiomático, que tanto alavancaram esta ciência até os nossos dias.
Em seguida fazemos um breve comentário sobre uma antiga técnica de demonstração denominada indução vulgar e de suas consequências.
No final escolhemos a congruência de triângulos, tema da geometria Euclidiana, onde a utilizamos para demonstrações de diversos teoremas geométricos bastante aplicados e conhecidos no ensino de matemática.