Uma Aplicação dos Números Complexos no Ensino Médio Técnico da Educação Profissional
Número Complexo, Corrente, Tensão, Fasor.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dos números complexos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em particular aos cursos Técnicos em Eletroeletrônica, Eletrônica e Eletrotécnica, basicamente dando ênfase ao estudo da análise de circuitos elétricos com corrente alternada com enfoque na utilização de fasores para resolução de circuitos lineares de corrente alternada. O referido trabalho é de caráter bibliográfico e foi produzido a partir de uma pesquisa literária sobre o tema baseado em uma literatura já consolidada. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foi feito um resgate dos principais pontos sobre o corpo ordenado dos números reais, servindo de base para o estudo do corpo dos números complexos. Foi utilizada a estrutura do corpo dos números complexos como ferramenta para análise de circuitos de corrente alternada mostrando as grandezas, propriedades e características dos sinais alternados, bem como a aplicação de um método que utiliza um vetor girante denominado de fasor, na resolução dos referidos circuitos lineares. O fasor gira em sentido anti-horário em torno da origem do plano complexo e plota sua amplitude no sistema de coordenadas com o objetivo de representar sinais senoidais de forma simples e compacta, facilitando assim, a análise de tais sinais. No contexto das aplicações, abordaremos algumas situações práticas existentes na literatura para ilustrar a aplicação dos fasores na determinação dos sinais senoidais e suas propriedades. Por fim, é feita uma descrição das vantagens da aplicação desta sistemática com a utilização dos fasores na análise de circuitos elétricos de corrente alternada.