UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM: DOS NATURAIS AOS COMENSURÁVEIS.
Desigualdades, Funções Convexas, Médias, Normas, Olimpíadas de Matemática.
Este trabalho apresenta uma abordagem dos conceitos de mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, partindo de como esses conceitos são apresentados na Educação Básica, por sua fundamentação teórica à nível superior, até uma proposta de ensino das definições de mínimo múltiplo comum generalizado e máximo divisor comum generalizado para pares de números comensuráveis. Definições estas que não são vistas em nenhum dos níveis de ensino, e que poderiam ser de grande valia para os alunos, em especial os de Ensino Médio, pois através da aprendizagem destes conceitos mais amplos (mínimo múltiplo comum generalizado e máximo divisor comum generalizado) pelos alunos, eles poderão resolver problemas que antes não eram abordados nos ensinos fundamental e médio. Para ilustrar bem as relevância de tais conceitos, dedico o último capítulo deste trabalho apenas a exemplos de aplicações dos mesmos.