Procuramos por meio deste trabalho salientar a importância dos fractais no que se refere à sua definição, teoria e suas aplicações na educação básica. Neste trabalho procurar-se-á mostrar o que os fractais apresentam neste campo, sua utilização, seus principais autores e possíveis aplicações nessa etapa do ensino. Neste trabalho é também destacada a definição de fractal, sua transcorrência histórica e sua utilização na sala de aula como consolidador do conhecimento. Vários exemplos de fractais naturais e matemáticos são destacados mostrando uma propriedade particular dos fractais "a autossimilaridade". Também são destacadas suas consonâncias com sequências, contagem e outras aplicações em contexto com conteúdos da educação básica. A construção destas formas tão irregulares e impressionantes é colocado em ênfase o que nos leva a ter uma visão diferenciada dos objetos que nos rodeia, não mais vendo apenas como pontos, retas ou círculos. A dimensão dos fractais, assim como sua construção, é vista aqui com relevante importância, pois esta dimensão não inteiriça ultrapassa a topologia da geometria euclidiana, encontrando-se, por exemplo, entre zero e um, um e dois, dois e três. Dentre estas dimensões são destacadas a curva de Koch, o conjunto de cantor entre outras. Neste trabalho vamos nos deter a uma aplicação com maior direcionamento ao ensino básico, buscando assim um manuseio de cálculos que não necessite do uso direto de recursos computacionais.