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Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANNOEL DE BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANNOEL DE BARROS LIMA
DATA: 15/12/2014
HORA: 16:00
LOCAL: SALA CAMILO FILHO CCHL -UFPI
TÍTULO:

As representações construídas pelo professores de matemática acerca dos alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI.


PALAVRAS-CHAVES:

Escola, Violência simbólica, Representações Sociais.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O objetivo desta proposta de pesquisa está relacionado em analisar as representações

que os professores de matemática constroem sobre os estudantes das escolas públicas e

privadas do ensino médio de Teresina. O objeto de estudo, portanto, são as

representações construídas pelos professores acerca dos alunos das escolas públicas e

privadas de Teresina. A metodologia aplicada é predominantemente qualitativa,

obedece às pressuposições da dupla ruptura epistemológica, utilizará a observação

direta e entrevistas semi-estruturadas para analisar os conteúdos dessas representações.

Assim, a nossa problemática assenta-se na seguinte questão: quais representações, os

professores de matemática do ensino médio produzem sobre alunos das redes pública e

privada de Teresina? A pergunta foi formulada porque temos como pressuposto central

a ideia que a violência simbólica produzida pelos professores em suas representações

sobre os alunos pode ser um dos múltiplos fatores para aumentar o risco de abandono,

nas escolas públicas de Teresina. O ensino médio foi escolhido porque é o nível de

ensino com maiores problemas de fracasso escolar no país. A disciplina de matemática

tornou-se adequada para nossa investigação por três motivos: monopoliza o maior

número de horas-aulas no ensino básico, possui uma representação social de ser uma

disciplina de difícil aprendizagem e constitui-se de um conteúdo basilar para a formação

do raciocínio lógico. Os autores que fundamentam nossa proposta são Bourdieu e

Moscovicci com as categorias de habitus e representações sociais. Partimos da

pressuposição teórica que os professores constroem representações sobre os alunos em

práticas cotidianas e isto por sua vez produz uma violência simbólica. Essa violência

simbólica pode ser uma das determinações que contribuem para a produção do fracasso

escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1581663 - MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA
Presidente - 1167837 - WASHINGTON LUIS DE SOUSA BONFIM
Notícia cadastrada em: 15/12/2014 11:35
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