As representações construídas pelo professores de matemática acerca dos alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI.
Escola, Violência simbólica, Representações Sociais.
O objetivo desta proposta de pesquisa está relacionado em analisar as representações
que os professores de matemática constroem sobre os estudantes das escolas públicas e
privadas do ensino médio de Teresina. O objeto de estudo, portanto, são as
representações construídas pelos professores acerca dos alunos das escolas públicas e
privadas de Teresina. A metodologia aplicada é predominantemente qualitativa,
obedece às pressuposições da dupla ruptura epistemológica, utilizará a observação
direta e entrevistas semi-estruturadas para analisar os conteúdos dessas representações.
Assim, a nossa problemática assenta-se na seguinte questão: quais representações, os
professores de matemática do ensino médio produzem sobre alunos das redes pública e
privada de Teresina? A pergunta foi formulada porque temos como pressuposto central
a ideia que a violência simbólica produzida pelos professores em suas representações
sobre os alunos pode ser um dos múltiplos fatores para aumentar o risco de abandono,
nas escolas públicas de Teresina. O ensino médio foi escolhido porque é o nível de
ensino com maiores problemas de fracasso escolar no país. A disciplina de matemática
tornou-se adequada para nossa investigação por três motivos: monopoliza o maior
número de horas-aulas no ensino básico, possui uma representação social de ser uma
disciplina de difícil aprendizagem e constitui-se de um conteúdo basilar para a formação
do raciocínio lógico. Os autores que fundamentam nossa proposta são Bourdieu e
Moscovicci com as categorias de habitus e representações sociais. Partimos da
pressuposição teórica que os professores constroem representações sobre os alunos em
práticas cotidianas e isto por sua vez produz uma violência simbólica. Essa violência
simbólica pode ser uma das determinações que contribuem para a produção do fracasso
escolar.