Ao final do ano de 2019, vários casos de pneumonia foram relatados na cidade de Wuhan, China, deixando em alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS), e logo se alastrando por todo o mundo. Tratava-se do novo coronavírus, que, como explica Brito et al (2020), causa uma síndrome respiratória de acometimento leve ao grave, podendo levar a morte. Com o alto índice de contaminação a OMS recomendou o distanciamento físico entre as pessoas, assim como uso de máscara e higienização das mãos com álcool, a partir disso, estabelecimentos foram fechados, mantendo-se aberto somente os considerados serviços essenciais, sendo disseminada jornadas de trabalho em Home Office. O ensino remoto foi implementado como prática educativa afim de minimizar os impactos do distanciamento físico do espaço escolar em meio a esse contexto de pandemia, os efeitos desse modelo de ensino merecem ser aprofundados para que tenhamos a compreensão de que modo foi afetado o processo de ensino-aprendizagem, particularizando neste estudo, o primeiro ciclo do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina-PI. Tem-se por objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas adotadas por uma escola pública de Teresina-PI afetou a vida escolar de alunos e alunas do primeiro ciclo do ensino fundamental. Tendo como referencial dentre os autores: Áries (1981), Preti (2009), Castells (2005), assim como leis e decretos. A pesquisa em evidência tem uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. O universo amostral é constituído por dois professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em uma escola Municipal na cidade de Teresina- PI e oito alunos pertencentes a mesma escola. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturada e questionário e analisados considerando e relacionando autores como Bardin (2016). Os resultados apontam que uma quantidade significativa de crianças não foi contemplada com o ensino remoto, não participando das atividades escolares naquele período e aqueles que participaram acreditam terem sido prejudicados pela forma como se deu o período de aulas online na rede pública municipal.