O presente trabalho pretende analisar o conteúdo de gênero nos cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil – PMM do IFMA Campus Timon no período de 2012 a 2013 no que diz respeito à discussão sobre desigualdade de gênero. O interesse por essa pesquisa surgiu mediante a inclusão dos Institutos Federais - IFs na execução de programas sociais relacionados com a temática de gênero, em particular o PMM. Para a construção do referencial teórico têm-se três categorias analíticas: políticas públicas, gênero e relações de poder. Para discutir Políticas Públicas utilizar-se-á Stromquist (1995), Araújo (2003), Farah (2005), Boneti (2007), Leistner (2011). Na abordagem de gênero Scott (1995). Para compreender de que maneira passou-se dos estudos das mulheres para os estudos de gênero através do Feminismo empregar-se-á Fonseca (1995), Rago (1998), Hita (2002), Costa (1998) e Piscitelli (2009). Ao tratar-se sobre as relações de poder existentes na sociedade que culminam com este quadro de desigualdade de gênero usar-se-á Foucault (1995) e Bourdieu (2007) e o debate sobre a desigualdade de gênero com Kon (2013). Dentro deste contexto, surgiram as seguintes questões norteadoras: A estrutura curricular dos cursos ofertados pelo PMM possibilita uma compreensão sobre desigualdade de gênero? Se sim, possibilita a reprodução e/ou diminuição dessa desigualdade de gênero? Para responder a essas perguntas será feita uma pesquisa quantitativa para a identificação dos perfis sociais das mulheres beneficiárias, como também, uma pesquisa qualitativa para analisar os discursos envolvidos na formação profissional das discentes e das professoras/coordenadoras no que diz respeito à desigualdade de gênero. As técnicas operacionais da pesquisa basear-se-ão em uma revisão bibliográfica para apreender os conceitos, categorias e teorias sociológicas relacionadas á temática. Em seguida, realizar-se-á uma pesquisa documental sobre o PMM para analisar as atividades realizadas, como também, as tabulações dos perfis sociais das mulheres para conhecer o público alvo do programa. Além disso, nas questões subjetivas para a análise dos dados construídos necessitar-se-á de um aprofundamento, na qual, optou-se pela análise de conteúdo de acordo com Franco (2008) através da obtenção das informações provenientes dos perfis sociais e processadas pelo software IRAMUTEQ, onde se elaborará categorias. Por último, efetuar-se-á uma análise de discurso a partir de Foucault (2008) das falas das mulheres beneficiárias, professoras e coordenadoras.