Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ EVERTON DA SILVA FONTENELE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EVERTON DA SILVA FONTENELE
DATA: 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação PPGBiotec_UFDPar
TÍTULO: Rehabilite Game+: Jogos Sérios Baseados em Gestos para a Reabilitação de Movimentos da Mão e Antebraço
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Sérios; Reabilitação Motora; Gameterapia; Visão Computacional; Co-design.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Sequelas motoras na mão e antebraço podem ser decorrentes de variadas doenças ou lesões, tais como um acidente vascular encefálico ou fraturas ósseas. Em decorrência disso, o paciente tem limitações ou incapacidade em realizar os movimentos no membro acometido, ficando dependente de auxílio de terceiros para executar as atividades no seu cotidiano, o que compromete a qualidade de vida. Impedidos de realizar funções simples como rodar o antebraço (movimentos de pronação e supinação) ou abrir e fechar a mão (movimentos de flexão e extensão dos dedos), a reabilitação para esses pacientes tende a ser desestimulante por conta dos exercícios repetitivos. Os jogos sérios para reabilitação motora, também chamados de exergames, podem motivar os pacientes nas sessões dos exercícios necessários para recuperação do membro comprometido, além de detectar e orientar a execução correta dos movimentos, atuando como uma ferramenta auxiliar no processo de tratamento do paciente. O objetivo desta pesquisa é estender a plataforma Rehabilite Game, desenvolvendo e avaliando jogos sérios focados na reabilitação dos movimentos da mão e antebraço, criando então o Rehabilite Game+. O Rehabilite Game é jogado por usuários de acordo com configurações estabelecidas previamente por profissionais fisioterapeutas, que devem ser baseadas no tratamento específico de cada paciente. Para o desenvolvimento do Rehabilite Game+, utilizou-se a metodologia de co-design, contando com a participação de fisioterapeutas e psicólogos. O resultado foi uma lista de requisitos funcionais e não funcionais, os quais foram implementados no Rehabilite Game+. Os jogos para a reabilitação dos movimentos da mão e antebraço foram então avaliados, alcançando bom desempenho em relação à usabilidade e experiência do usuário. Além disso, as técnicas de reconhecimento de movimento implementadas no jogo alcançaram elevadas taxas de acerto. Conclui-se então que o Rehabilite Game+ está apto para ser utilizado em experimentos clínicos com pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 035.244.963-26 - RAYELE PRICILA MOREIRA DOS SANTOS - UFPI
Externo à Instituição - DAVI VIANA DOS SANTOS - UFMA
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 12:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 15:50