A realidade virtual (VR) devido a capacidade de fornecer cenários realistas e complexos, torna-se uma ferramenta promissora para abordar as limitações na educação, na reabilitação motora e cognitiva de diferentes patologias , mas há pouca evidência na literatura como repercutem eletrofisiologicamente um ambiente virtual associado a uma tarefa de memória de trabalho (MT) e como podem alterar a atividade cerebral em áreas corticais específicas. O objetivo deste estudo foi averiguar o desempenho e as modificações eletrofisiológicas sobre a variável potência absoluta da banda alfa e beta ocasionados em indivíduos submetidos a realidade virtual em um treinamento de memória de trabalho. Além disso, o eletroencefalograma (EEG) foi utilizado para obter uma medida direta do processamento cognitivo durante o treinamento. A pesquisa consistiu em um procedimento crossover, que ocorreu em 2 dias consecutivos com 10 voluntários, a qual todos participaram das duas condições de treinamento. Na análise da interação, entre condições e área, foi possível observar efeito positivo do treinamento em ambiente virtual na atividade eletroencefalográfica, e no desempenho do treinamento em ambiente virtual foi evidenciado maior número de acertos.