A educação em saúde é uma das áreas do conhecimento na qual a tecnologia de realidade aumentada é mais difundida, tendo a tridimensionalidade como característica principal e um dos possíveis facilitadores para o aprendizado da neuroanatomia humana. Na literatura, ainda são escassos estudos sobre realidade aumentada móvel no ensino-aprendizagem de neuroanatomia no contexto das Universidades. Nesse sentido, foi implementado um aplicativo móvel com a tecnologia de realidade aumentada para o estudo da medula espinal, trajetos ascendentes e descendentes, utilizando uma exploração interativa de modelos giratórios 3D em escala macroscópica, conteúdo teórico de suas especificidades, animação e simulação quanto à fisiologia do sistema. Para investigar os efeitos causados no processo de aprendizagem em neuroanatomia a partir da utilização de aplicativo móvel com realidade aumentada, foram selecionados quarenta indivíduos compondo dois grupos, controle e experimental. No primeiro momento o grupo controle utilizou material impresso e o experimental o aplicativo, e no segundo momento os grupos inverteram os meios para o processo de aquisição de conhecimento. Os resultados demonstraram, através de análise de interação, que os indivíduos que iniciaram seus estudos utilizando material impresso e logo após passaram para o aplicativo móvel de realidade aumentada obtiveram melhor desempenho (p<0,005). Pelo exposto, a tecnologia de realidade aumentada móvel se apresenta como complemento ao processo tradicional de educação, permitindo ao aluno ser o autor ativo, em qualquer hora e lugar, na aquisição do conhecimento, uma vez que, com a possibilidade de manipular modelos virtuais tridimensionais, a partir de múltiplas perspectivas visuais, melhora-se a abstração, tornando-se mais eficaz do que o uso dos métodos tradicionais bidimensionais.