Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA FERNANDES PEREIRA DA SILVA
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO: Efeito competitivo da distribuição de cátions de Pr3+ e Yb3+ sobre as propriedades estruturais, óticas e magnéticas do composto Y3-xPrxFe5-yYbyO12
PALAVRAS-CHAVES: YIG, terras raras, estruturas tipo corais, gap de energia, propriedades magnéticas, propriedades antimicrobianas.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:
Estruturas semelhantes a corais do composto Y3-xPrxFe5-yYbyO12, (0,00 ≤ x ≤ 0,04), (0,00 ≤ y ≤ 0,02) foram sintetizadas usando o método sol gel. Foi investigado a influência da distribuição de cátions de terras raras sobre as propriedades estruturais, óticas, magnéticas e antimicrobianas. A caraterização estrutural confirmou a formação da estrutura cristalina cúbica da granada de ferro ítrio (YIG), sem qualquer fase secundária. Foi demonstrado que o raio iônico relativamente grande dos cátions dopantes resultou em uma expansão do parâmetro de rede, variações no ângulo Iona-O-Iond, distâncias de ligação Iona-O, Iond- O e Ionc-O e diminuição do tamanho médio do cristalito. As medidas de FTIR e Raman foram essenciais para verificar a formação monofásica da estrutura cristalina do YIG e foram observadas mudanças nos modos de alongamento e de vibração, respectivamente. O estudo morfológico, espectros de EDS e propriedades texturais mostraram estruturas semelhantes a corais, picos associados a átomos de Pr3+ e Yb3+ enquanto o efeito dos dopantes não promoveu modificações significativas na área superficial, diâmetro e volume de poros, respectivamente. A análise óptica dos espectros de refletância difusa apresentou um aumento no gap óptico, uma diminuição na energia de Urbach e um deslocamento para o azul na transferência de carga, correlacionados com a expansão da célula unitária devido à inserção dos cátions dopantes na estrutura do YIG. Um comportamento ferrimagnético típico foi exibido pelo composto Y3-xPrxFe5-yYbyO12. A magnetização de saturação (Ms), a constante de anisotropia cúbica (K1) e o campo coercitivo (Hc) aumentaram com o conteúdo dos cátions Pr3+, consequência de sua natureza magnética e distribuição ao redor dos íons Fe3+ devido à coexistência com os cátions de Yb3+. Finalmente, pela primeira vez, testes antimicrobianos foram realizados para YIG co-dopado com Pr3+ e Yb3+. Os testes antibacterianos por meio do método de contato direto foram realizados para YIG co-dopado com Pr 3+ e Yb 3+ e foi demonstrado que dosagens relativamente altas de cátions Pr 3+ favoreceram a atividade contra S. aureus, portanto, é apresentada uma nova propriedade biológica para YIG dopado com terras raras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA PEREIRA DE ARAUJO - UFRPE
Externo à Instituição - JOAO MARIA SOARES - UERN
Interno - 1722880 - JOSY ANTEVELI OSAJIMA FURTINI
Presidente - 704.608.714-80 - RAMON RAUDEL PEÑA GARCIA - UFRPE
Externo ao Programa - 705.832.924-96 - YUSET GUERRA DAVILA - UFPE