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Banca de DEFESA: WANNA SANTOS DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANNA SANTOS DE ARAUJO
DATA: 11/12/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGEd
TÍTULO:

A Formação Inicial e a Prática Pedagógica de Professores de Biologia de Bom Jesus - PI: articulações possíveis


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial. Práticas pedagógicas. Biologia. Ensino Médio 


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Impulsionado por uma onda de modernidade herdada do processo de globalização, o mundo contemporâneo no qual estamos inseridos nos remete a inúmeras exigências que podem satisfazer as necessidades impostas pela sociedade. Nesse sentido, esse estudo objetiva investigar as influências da formação inicial na prática pedagógica dos professores de Biologia, do Ensino médio, de Bom Jesus. Mais especificamente, pretendemos: traçar o perfil dos docentes de Biologia; conhecer as técnicas de ensino e os recursos didáticos utilizados nas aulas de Biologia; listar os conteúdos de Biologia que são abordados no Ensino médio, de Bom Jesus-PI; caracterizar a prática pedagógica dos docentes de Biologia; analisar como ocorre a articulação da prática pedagógica com a formação inicial do docente de Biologia. Para concretização da pesquisa, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, a fim de traçar o perfil dos docentes pesquisados; a entrevista semi-estruturada; e a observação livre, tanto da ação docente como do espaço físico das escolas. Para tanto, a fim de analisarmos os dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Temos como aporte teórico Alarcão (2001), Carvalho (1993), Chizzotti (2010), Krasilchik (1987, 2000), Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008, 2011), Marandino (2009), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Souza (2009), Vasconcelos e Lima (2010), Tardif (2002), dentre outros autores que embasam teoricamente nosso estudo. Constituíram-se sujeitos da pesquisa cinco docentes de Biologia, do Ensino médio, da cidade de Bom Jesus-PI, tendo como campo empírico duas escolas públicas: CEMTI – Franklin Dória, que é estadual, e o Colégio Agrícola de Bom Jesus, que é federal. A análise e a interpretação dos dados desenvolveram-se a partir de duas grandes categorias: formação inicial e práticas pedagógicas, cada uma delas possuindo subcategorias de análise. A partir dos dados produzidos, constatamos que o processo de formação inicial dos docentes pertencentes ao estudo teve várias lacunas e que para algum foi uma formação destoante de sua atuação. Percebemos também que as práticas pedagógicas e a formação inicial são pouco articuladas, tanto no tocante aos conhecimentos pedagógicos quanto nos conteúdos específicos da área. Foi possível ainda, averiguar que os docentes consideram o livro didático um instrumento básico para sua prática, mas tentam buscar outras formas que completem esse instrumento. E quanto ao contato dos professores com os PCNEM, observamos que alguns consideram esse documento como um guia para subsidiar sua prática e outros não conseguem concatená-los ao seu trabalho docente, pois os veem como algo muito divergente de sua realidade.     

I


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 23/11/2012 16:57
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