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Banca de DEFESA: RAFAELLA COÊLHO SÁ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA COÊLHO SÁ
DATA: 19/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CINE TEATRO DA UFPI
TÍTULO: FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Formação Reflexiva, Competência Socioemocional, BNCC, Ensino Médio.
PÁGINAS: 231
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As transformações contemporâneas exigem a necessidade de se repensar a escola frente a novos desafios sociais, políticos, econômicos e educacionais que incidem diretamente em seu aspecto estrutural. Dentre essas transformações no campo da educação há a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 que, preconiza a inserção das competências socioemocionais nos currículos escolares para promover o protagonismo estudantil, objeto de estudo da psicologia há muito tempo, contudo por vezes negligenciado. É neste cenário que se insere esta pesquisa. Transitando pelas áreas da Educação e Psicologia, questiona qual o impacto de se promover formação reflexiva a professores o sobre competências socioemocionais, visando a promoção destas em alunos do ensino médio?  O objetivo foi compreender o impacto de uma formação reflexiva com professores no desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do Ensino Médio. Especificamente, caracterizou-se o entendimento dos professores do ensino médio frente às competências socioemocionais; identificou-se as condições (possibilidade e limitações) que a formação reflexiva oportunizaram na aprendizagem do conhecimento pedagógico frente à competências socioemocionais propostas pela BNCC; analisou-se as ações pedagógicas dos professores que realizaram a formação reflexiva em suas salas de aula; e, junto aos professores reestruturou-se estratégias metodológicas diversificadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos do ensino médio. Efetivou-se uma pesquisa qualitativa em um modelo de pesquisa colaborativa, tendo a formação reflexiva como pilar na construção de saberes, configurando-se como estudo de caso, pois tem o propósito de estudar o fazer reflexivo docente em cenário específico. O lócus investigado foi o Centro de Educação de Tempo Integral (CETI), estadual da cidade de Teresina-PI, escolhido de maneira intencional por características particulares dela. O estudo foi constituído por duas fases complementares. A primeira, promovendo uma formação reflexiva com 08 (oito) educadores do ensino médio. A segunda com aplicação de instrumentos investigativos: entrevista em processo; grupo focal e observação participação com registro em diário de campo, em 03 (três) daqueles 8 (oito) educadores. Os resultados apontam a relevância da formação reflexiva para a aprendizagem de competências socioemocionais do professor e de como provocá-las de maneira intencional no aluno. Considera-se a proposta da formação reflexiva utilizada uma metodologia exequível de mobilizar o professor, potencializando sua capacidade de desenvolver estratégias que colaborem para a formação integral e humana de seus alunos, além de servir de rede de apoio. Isso significa que é possível os professores executarem os currículos da escola inserindo atividades de promoção de competências cognitivas aliadas às socioemocionais mediante ações orquestradas e teleologicamente planejadas. Portanto, o constructo metodológico de formar professores no chão de suas realidades, constituindo-se também como espaço de trocas, acolhimento de angústias e construções, atuando como rede de apoio reflexivo ao professor, ou seja, uma ferramenta eficaz no cuidado do professor, ator educacional que precisa ser acolhido e valorizado.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo à Instituição - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - JOSÉ MOISÉS NUNES DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 08:34
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