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Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIRA LOPES MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIRA LOPES MOURA
DATA: 18/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA, QUILOMBO E PRÁTICA EDUCATIVA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES DA COMUNIDADE SALINAS
PALAVRAS-CHAVES: formação continuada; quilombo; prática educativa; comunidade formativa.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Com base em narrativas produzidas por professores da educação básica, esta tese de doutoramento versa sobre o desenvolvimento de uma comunidade formativa por meio da formação continuada e da prática educativa no contexto da comunidade quilombola Salinas. Tem como referência a tese de que a formação continuada dos professores considera o contexto quilombola e colabora com a prática educativa desenvolvida na escola da Comunidade Salinas no que tange ao desenvolvimento de uma comunidade formativa. A formação continuada e a prática educativa de professores da educação básica na escola da Comunidade Quilombola Salinas constituem o objeto de estudo da pesquisa, que parte da seguinte questão-problema: quais relações se estabelecem entre a formação continuada, o contexto quilombola e a prática educativa na escola do Quilombo Salinas para o desenvolvimento de uma comunidade formativa? Busca compreender as relações estabelecidas entre a formação continuada, o contexto quilombola e a prática educativa desenvolvida na escola do Quilombo Salinas no desenvolvimento de uma comunidade formativa como objetivo geral, e, especificamente: descrever o processo de formação continuada dos professores que atuam na escola do quilombo Salinas; caracterizar as práticas educativas desenvolvidas na escola do Quilombo Salinas; relacionar em quais aspectos a formação continuada dos professores colabora com as práticas educativas no contexto escolar quilombola; e identificar os desafios vivenciados pelos professores na prática educativa no contexto escolar quilombola para o desenvolvimento de uma comunidade formativa. Para a compreensão do objeto de estudo, fundamenta-se nos estudos de Zabala (1998), Imbérnon (2010), Tardiff (2007), Pimenta (2002), Freire (1996), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa, utilizando como dispositivos de produção de dados a entrevista narrativa e as rodas de conversas. Os participantes foram 10 professores e 02 gestores da escola da Comunidade Quilombola Salinas, localizada no município de Campinas do Piauí - PI. Os dados produzidos por meio das rodas de conversa e entrevistas narrativas foram organizados em Unidades Temáticas de Análises, com base em Souza (2014). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS - UVA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES - UVA
Notícia cadastrada em: 10/07/2024 14:10
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