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Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA
DATA: 25/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO:

JUVENTUDES DA PERIFERIA E EDUCAÇÃO DE PAZ: ações educativas do Movimento pela Paz na Periferia (MP3) no processo de implantação de políticas públicas (2000-2012)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Juventudes da Periferia. Parceria. Educação de Paz. Políticas Públicas


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

O presente trabalho investigou a prática educativa realizada pelo Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) em Teresina, em parceria com o Estado do Piauí, no período 2000-2012, tendo como objetivo geral a análise das ações educativas realizadas pelo MP3 no processo de promoção da educação de paz da periferia de Teresina, nos sentidos atribuídos pelos protagonistas desse movimento. E como objetivos específicos: a) situar o MP3 no contexto das lutas e propostas de públicas no Brasil e no Piauí; b) aprofundar conhecimentos sobre as ações educativas - Rodas de Cultura hip hop, Cine Periferia e Inclusão Digital; c) identificar os fundamentos e orientações que contém a proposta de educação de paz da periferia do MP3 e d) evidenciar os sentidos atribuídos pelos jovens do MP3 sobre a educação de paz na periferia. Como questão problematizadora definiu-se a seguinte indagação: As ações educativas realizadas pelo MP3, em parceria com o Estado, contribuem para a promoção da educação de paz da periferia? A abordagem metodológica escolhida é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e analítico, com análise de dados por meio do método dialético, trabalhando com os procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada, questionário, oficinas temáticas, observação participante, análise documental e grupo focal. Foram envolvidos vinte e três jovens, sendo quinze atendidos pelo MP3 e seis educadores ligados à direção do movimento, além de dois gestores públicos. Os aportes teóricos foram extraídos de estudos de Abramo (2004), Abramovay e Castro (2006, 2008), Bomfim (1991, 2006, 2010), Fazenda (1994, 1995), Frigotto (1994), Gramsci (1978), Guimarães (2005), Medeiros (2010), Melucci (2001, 2005), Sposito (2009, 2010), entre outros. Os resultados evidenciados foram: 1) o papel fundamental do MP3 nas lutas por políticas públicas para/de/com as juventudes no Piauí; 2) as ações como as rodas de cultura, o cine periferia e a inclusão digital fundamentam a relação de parceria do movimento com o governo do estado do Piauí; 3) a educação de paz contribui para o cultivo de valores positivos, convivência grupal, protagonismo juvenil, respeito, solidariedade, o combate ao uso de drogas, a profissionalização, a empregabilidade; 4) o compromisso assumido pelas juventudes com o seu processo de emancipação em nível micro e macro; 5) a necessidade do movimento desenvolver um processo sistemático de reflexão sobre sua prática social e educativa, evitando que a institucionalidade, a formação para profissionalização e empregabilidade não esvaziem os sentidos originários do MP3.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Notícia cadastrada em: 14/02/2014 09:10
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