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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
DATA: 28/01/2014
HORA: 09:00
LOCAL: sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

MEDIAÇÕES CONSTITUTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS BEM SUCEDIDAS: uma análise a partir da Psicologia Sócio-Histórica



PALAVRAS-CHAVES:

Prática educativa. Mediação. Significado e sentido. Afetação. Vivências.  


PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

A pesquisa de doutoramento em questão tem como objeto de estudo as mediações que constituem os sujeitos que realizam práticas educativas bem sucedidas. Entendemos que determinadas atividades de ensino e aprendizagem tornam-se bem sucedidas quando promovem transformação na realidade social, histórica e cultural de professores e alunos. O objetivo geral da investigação consiste em investigar as mediações que constituem os sujeitos que realizam práticas educativas bem sucedidas. Especificamente, a pesquisa objetiva: Analisar significados e sentidos sobre atividade de ensino constituídos pelo professor; analisar significados e sentidos sobre aprendizagem constituídos por alunos; Conhecer a estrutura da atividade de ensino desenvolvida pelo professor; analisar as afetações produzidas na relação de ensino e aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos de atividades de ensino e aprendizagem bem sucedidas. Participam como sujeitos da pesquisa um professor de matemática e seis ex-alunos desse professor. O critério para escolha de tais sujeitos está relacionado ao fato de todos eles serem apontados como sujeitos de histórias bem sucedidas em educação. Em função da natureza do nosso objeto de estudo, escolhemos orientar nosso pensamento e ações pelos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica que tem como fundamento teórico-metodológico os princípios do Materialismo Histórico Dialético. Com base nesses princípios que seguem o método dialético, definimos como técnicas e instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, a videogravação, a autoconfrontação simples e o memorial. Escolhemos como procedimento analítico os Núcleos de Significação.  A pesquisa encontra-se em fase de produção de dados a partir do campo empírico e escrita do referencial teórico. Até o presente momento em que estão sendo realizadas entrevistas com o professor e o memorial com os alunos, os dados nos permitem inferir que os principais mediadores constitutivos desses sujeitos têm sido os significados e sentidos produzidos por eles sobre ensino e aprendizagem e o tipo de afetação produzida por esses sujeitos nas relações vividas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - WANDA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 23/01/2014 17:12
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