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Banca de DEFESA: JULIANA FRAZÃO SOARES FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FRAZÃO SOARES FEITOSA
DATA: 30/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: FORMAÇÃO HUMANA E PRÁTICA DOCENTE: um estudo com professoras de uma escola da zona rural de Teresina
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente; Educação escolar; Formação humana.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem por objetivo analisar a prática docente na escola de zona rural do município de Teresina-PI e a relação com a formação humana dos alunos. Para tanto, foram realizados estudos teóricos e pesquisa empírica. Os estudos teóricos estão fundamentados no Materialismo Histórico-Dialético, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, sobretudo nos estudos de Marx (2011, 2013 e 2017), Vigotski (1930; 2000; 2001), Leontiev (1978; 2004), Saviani (2015), Mészáros (2006), dentre outros. A pesquisa empírica foi orientada por esta fundamentação teórica e realizada com duas professoras da Rede Municipal de Educação que atuam em uma escola da zona rural. A entrevista reflexiva foi o instrumento de produção dos dados utilizado, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020). Para analisar o conteúdo textual produzido pelas professoras foi adotada a análise textual discursiva proposta por Moraes (2003). Os estudos realizados possibilitaram compreender e defender que a educação é prática social que medeia o processo de formação humana, sendo esta constituída pelo processo de apropriação do conjunto das objetivações que são produzidas historicamente. Conforme esse entendimento, as práticas docentes devem, portanto, serem planejadas e desenvolvidas para criar condições de apropriação do gênero humano, colaborando, assim, com a formação humana dos alunos. As análises realizadas contribuíram para revelar a compreensão das professoras sobre as práticas que desenvolvem diante das orientações da Rede Municipal e sobre as possibilidades de formação humana. Esses resultados explicitam a forte presença dos objetivos da Rede diante das avaliações externas, as quais os alunos são submetidos, orientando assim, as práticas docentes para o alcance de metas por motivos particulares em detrimento de uma educação voltada para formação humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 11:11
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