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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDILENE SANTOS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDILENE SANTOS DE LIMA
DATA: 18/12/2013
HORA: 16:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGed
TÍTULO:

JUVENTUDES E CULTURA DE PAZ: A ARTE DE TOCAR PIANO E VIOLÃO NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS NA UNIDADE ESCOLAR "LOURIVAL PARENTE"

 


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes. Escola. Piano. Violão. Cultura de Paz


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

RESUMO

 

Esta investigação tem como foco a arte de tocar piano e violão realizada por jovens estudantes da Unidade Escolar "Lourival Parente", localizada no bairro Lourival Parente em Teresina – PI. O problema que permeou esta pesquisa é como a arte de tocar piano e violão, praticada nessa instituição vem contribuindo para o enfrentamento e redução das violências numa perspectiva de construção de uma Cultura de Paz. Foi estabelecido como objetivo geral analisar as contribuições da arte de tocar piano e violão no enfrentamento da violência na instituição pesquisada; e como objetivos específicos: a) conhecer o processo de ensino musical das aulas de piano e violão na Unidade Escolar "Lourival Parente", desenvolvido no período 2008 a 2012; b) identificar potencialidades no processo de ensino musical através do uso do piano e violão no contexto da mesma instituição de ensino; c) identificar práticas de violências e seus impactos nas convivências dessa escola e nas práticas musicais, de modo especial nas aulas de piano e violão; d) verificar como a prática de aprendizagem musical com o piano e o violão vem contribuindo para a redução das violências tendo em vista a construção de uma Cultura de Paz. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, de cunho descritivo analítico. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: 06 (seis) jovens estudantes das aulas de piano, 06 (seis) jovens estudantes da aula de violão, 1 (um) professor de violão, 1 (um) professor de piano, e 2 (dois) diretores e 1 (um) coordenador pedagógico, utilizando para a coleta de dados a observação participante, o questionário e a entrevista semi-estruturada abordando no total 17 (dezessete) sujeitos. Para compreender os dados coletados nos valemos da técnica análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1997). Nesse exercício dialogamos ainda com várias/os autoras e autores, quais sejam: Abramovay (2003; 2006), Alves-Mazzotti (1998) Bastian (2009) Bomfim (2010), Castro (2001), Casassus (2009), Ferraz e  Fusari (2010), Catani e Giloli (2008), Dubet (1994), Dayrell (2005), Guimarães (2003;2006), Loureiro (2003), Macêdo (2012), Matos (2011; 2012), Meira (2003), Snyders (1992), dentre outros. No que tange aos aspectos teórico metodológicos encontramos respaldo em: André & Ludke (1986), Bardin (1997), Marconi (1990), Minayo (1994) e Melucci (2005).

 



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MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 422945 - JOAO BERCHMANS DE CARVALHO SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 06/01/2014 17:20
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