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Banca de QUALIFICAÇÃO: ILMARA CORDEIRO BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILMARA CORDEIRO BRITO
DATA: 14/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala remota no Google meet
TÍTULO: REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Alfabetização. Pesquisa Autobiográfica.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem como objeto de  estudo a formação continuada de alfabetizadores, a partir da seguinte questão-problema: Quais pressupostos teórico-metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, fundamentam a formação continuada de alfabetizadores no município de Timon/MA? Em consonância com o problema da pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar pressupostos teóricos-metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, que fundamentam a formação continuada de alfabetizadores no município de Timon/MA. De modo específico, o estudo objetiva: caracterizar a formação continuada ofertada aos alfabetizadores no município de Timon/MA, identificar os conhecimentos, referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita, privilegiados na formação continuada de alfabetizadores no município de Timon /MA e compreender as relações dos alfabetizadores com a formação continuada ofertada no município de Timon/MA. A temática do estudo vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em pedagogia/NUPPED e à linha de pesquisa formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí. Para embasar teoricamente o estudo, quanto à formação continuada, recorri aos estudos de Zeichner (1983), Gatti (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), que abordam a formação continuada. Sobre o processo de apropriação da linguagem escrita, o estudo tem como fundamentos as contribuições de Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), entre outros. Em relação à formação continuada tem como aportes os estudo de Nóvoa (2017), Ghedin (2012), Freire (1987), entre outros.  No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma investigação em sintonia com os pressupostos da abordagem biográfica, conforme Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado e Soligo (2007) e Souza (2006), que reconhecem o potencial da narrativa autobiográfica no desenvolvimento da reflexão, no autoconhecimento e na produção de informações sobre as experiências vividas pelos narradores. A análise compreensiva-interpretativa, proposta por Souza (2006), figura como opção analítica em relação às narrativas oriundas da empiria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - JOSÉ DA CRUZ BISPO DE MIRANDA - UESPI
Externo à Instituição - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA - UEMA
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 08:55
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