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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIMARY VIEIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIMARY VIEIRA DA COSTA
DATA: 23/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: As contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da EFA de Miguel Alves-PI
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Participação das famílias.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

Os povos do campo tiveram historicamente seu direito a educação negado pelas elites agrárias que conduziram o projeto de desenvolvimento no campo, marcado por uma política de exclusão e de aprofundamento das desigualdades econômicas e sociais. Neste contexto, os movimentos sociais assumiram a luta pela construção de outro projeto de campo pautado na justiças social e na sustentabilidade, tendo a educação como uma pauta estratégica de luta. Nesta perspectiva, a Pedagogia da Aternância emerge como uma alternativa política de formação crítica dos jovens camponeses, tendo as famílias como protagonistas deste projeto educativo. Diante deste contexto, esta pesquisa surgiu com o proposito de refletir sobre a seguinte indagação: Quais as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI? Assim, define como objetivo geral: Investigar as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI. As reflexões construídas neste processo fundamenta-se em, Leite (1999), Caldart (2009), Gimonet (2016). Freire (2017), entre outros/as. O processo de investigação está sendo desenvolvido com base dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, a partir da abordagem Crítico-Dialética. A produção de dados será desenvolvida por meio da análise documental, da entrevista semiestruturada e das rodas de diálogos, tendo a . Os dados serão organizados e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdos de Bardin (2016). A pesquisa será desenvolvida na Escola Família Agrícola de Miguel Alves, situada no município brasileiro de Miguel Alves – PI, uma instituição filantrópica criada com o apoio da Fundação Padre Antonio Dante Civiero – FUNACI, e contara com 10 (dez) interlocutores, entre gestores, educadores, educandos e membros das famílias. Este trabalho tem a intenção de contribuir com o construção de novos conhecimentos acerca dos projetos socioeducativos que favoreçam a reflexão crítica sobre a contribuição das famílias na elaboração e desenvolvimento dos projetos educativos das Escola Família Agrícola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE - UEFS
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 13:20
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