Necessidades formativas e pedagógicas dos licenciandos em física e matemática: compreensão em situações reflexivas
Necessidades Formativas. Formação Inicial. Reflexão
Este trabalho apresenta reflexões sobre as Necessidades Formativas e Pedagógicas dos licenciandos em Matemática e Física e teve como objetivo geral compreender os sentidos e significados das necessidades formativas e pedagógicas dos licenciandos em Matemática e Física, considerando as redes de relações sociais e históricas que as ocasionaram, trazendo para a arena possibilidades de ações reflexivas visando transformações pessoais e coletivas. Optamos pela Pesquisa Qualitativa Crítica por esta ser a modalidade coerente com os objetivos desta pesquisa e com o referencial teórico-metodológico, que está embasado pela Abordagem Sócio-Histórica de Vigotski (1996; 2000; 2008; 2009) e nos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético. A primeira seção, intitulada de Introdução: “A gênese do processo investigativo”, planejamos informar ao leitor como e o porquê da escolha do objeto de estudo, quais foram os percalços da pesquisa que delineou o objeto, quais foram os objetivos pretendidos, a inclusão no âmbito da investigação, bem como as contribuições do Grupo FORMAR para o desenvolvimento pessoal e do processo investigativo.A segunda seção,foi intitulada de: “O percurso da pesquisa: construindo caminhos”, trata dos princípios teórico-metodológicos da Abordagem Sócio-Histórica e da Pesquisa Qualitativa Crítica. Discorresobre os procedimentos metodológicos escolhidos na produção dos dados e apresenta o plano de análise da dissertação. A terceira seção denominada de: “Perseverando no caminho: significando fundamentos, análise e interpretação dos significados e dos sentidos produzidos na pesquisa”, aborda a importância da formação inicial de professores, retoma o significado de formação e as diversas orientações que existem para as formações de professores, explana o universo das Licenciaturas, situando e as necessidades formativas e pedagógicas dos licenciandos no contexto social e histórico em que se deram os cursos de Licenciatura, bem como, pretende identificar as necessidades formativas dos licenciandos e interpretá-las à luz do referencial teórico e metodológico escolhido. A análise e interpretação dos dados da pesquisa foi realizada por meio da Análise de Discurso. A quarta e última seção denominada de “A linha de chegada?”, evoca a inconclusão da temática,haja vista que, mesmo concluindo a escrita deste trabalho, a temática seguirá outros caminhos e discussões que favorecerá a formação de professores, explicita também as considerações em vista deste processo investigativo.