O objeto de investigação do estudo são os desafios dos professores da rede estadual do Piauí que atuam no Ensino Médio e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). Partimos da seguinte questão: Quais os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola? e tem como objetivo compreender os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola e, de forma específica: Identificar os desafios presentes na prática dos professores do Ensino Médio quanto a operacionalização do currículo conforme prescreve o documento curricular; Descrever como os professores do Ensino Médio compreendem o currículo no cotidiano escolar, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular; Analisar como os docentes da formação geral básica operacionalizam o currículo nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar considerando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio Partimos do pressuposto de que a participação dos professores é fundamental tanto no processo de produção e implantação da BNCC quanto do currículo no Ensino Médio, considerando os desafios que se manifestam no cotidiano escolar dos docentes. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na Teoria da Atuação como bases metodológicas para, a partir dos dispositivos observação participante, memorial de formação e prática e rodas de conversa construir e analisar os dados. O campo empírico constitui-se de duas escolas públicas do estado do Piauí (sendo uma na zona rural e a outra na zona urbana), situadas no município de Piripiri-PI e quatro (04) professores da formação geral básica, que ministram aulas nas turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio. As conclusões se encaminham no sentido de que os professores revelam a importância de conhecer melhor esses documentos, reafirmando a necessidade de orientações e estudos mais sistematizado desse documentos pois tanto o texto da BNCC e como o do Novo Currículo do Ensino Médio ainda é complexo para eles, principalmente quando os visualizam em suas práticas. Por fim reafirmamos a importância de se entender que tanto a BNCC como o currículo se configuram para além do ato de dominar o que a legislação e os reguladores educacionais ordenam, ou orientam diante das políticas educacionais curriculares para a prática de ensino, considerando que o professor precisa compreender a relevância do currículo e sua operacionalidade diante do sistema escolar, para repensar e construir sua própria prática pedagógica como agente/executor desse currículo.