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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA MAGALHÃES FORTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA MAGALHÃES FORTES
DATA: 01/08/2013
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Defesa - UFPI/CCE/PPGED
TÍTULO:

A escola e educação não-escolar: experiências da mulher lésbica afrodescendente.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação. Gênero. Afrodescendência. Lesbianidade.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

                                                         

A questão das diferenças, e das desigualdades e discriminações por elas geradas, é complexa, com nuances e características multidimensionadas. Incorporar esta discussão nas tentativas de compreender os atos discriminatórios e os óbices enfrentados por suas vítimas é necessidade na sociedade atual , em que as diversidades estão sendo problematizadas cada vez mais. Neste sentido, a pesquisa em discussão tratou sobre as experiências educacionais vividas por mulheres lésbicas afrodescendentes. Como apoio para o presente estudo, foram consultados trabalhos de Moura (1988), Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011), Cunha Júnior (2005, 2008), Fanon (2008), Castro; Abramavoy (2006), Schumaher (2007), Risério (2007), Gomes (2008), Martins (2013), Junqueira (2013), no que diz respeito à educação e afrodescendência. Os estudos de Butler (2001), Louro (2004,2010, 2012), Furlani (2011), Brah (2013), Piscitelli (2013) também são fontes para este, no que concerne a questões de gênero, sexualidade e a intersecção entre estigmas. O estudo tinha como objetivo geral investigar as experiências de vida, na escola e fora dela, de lésbicas afrodescendentes que vivem em Teresina-PI. Os objetivos específicos foram caracterizar vivências da fase escolar, verificar a importância de outros agentes, como movimentos sociais, na promoção da educação fora da sala de aula e apontar de que maneira a escola e a educação realizada fora dela interferiram na construção da(s) identidade(s) das entrevistadas. A pesquisadora utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, à luz das contribuições de Moreira (2006). Através desta investigação, foi possível entender facetas diversas e desafiadoras de experiências deste grupo de mulheres lésbicas afrodescendentes, o que possibilitou a problematização das temáticas abordadas, além de lançar algumas perspectivas para futuros estudos nas áreas das educações escolar e social. A realização deste trabalho destacou a necessidade de que se desenvolvam mais pesquisas envolvendo sexualidade, raça, educação e os entrecruzamentos destas categorias, uma vez que a complexidade destas relações é, a cada dia, mais evidenciada.

Palavras chave: Educação. Gênero. Afrodescendência. Lesbianidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 18/07/2013 10:07
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