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Banca de DEFESA: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO
DATA: 20/12/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: CONSTITITUIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ESCRITAS DE SI
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Constituição de aprendizagens docentes. Prática docente
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO:

 

Discussões referentes às aprendizagens para tornar-se professor têm-se ampliado no seio do trabalho científico, notadamente neste século XXI, colocando o professor e sua formação no centro do debate educativo, focalizando, dentre outras questões pertinentes, sua historicidade formativa, suas aprendizagens para ser professor e saber ensinar e seu exercício profissional docente. Diante dessa realidade esta investigação delineia como objeto de estudo: constituição de aprendizagens docentes na educação infantil e define os seguintes objetivos: geral - analisar a constituição das aprendizagens que subsidiam a prática docente do professor de educação infantil; específicos – caracterizar as aprendizagens do professor da educação infantil sobre o ensinar nos seus percursos formativos e nas práticas docente; compreender a importância das aprendizagens subsidiadas pela prática docente na educação infantil; descrever os contextos de aprendizagens que dão suporte a docência na educação infantil, tendo em vista o entendimento de que as aprendizagens de professores não se encerram com o término de um curso, configurando-se movimento contínuo e progressivo no decorrer de sua trajetória de vida pessoal e profissional. Mediante esse contexto, orienta-se pelas seguintes questões norteadoras: como os professores aprendem para exercitar a prática docente na educação infantil? Quais aprendizagens relativas ao ensinar são constituídas no seu percurso formativo? Que contextos de aprendizagens subsidiam a docência na educação infantil? Trata-se de pesquisa narrativa, orientada pelo método auto(biográfico),apoiada em Souza (2006), Clandinin e Conelly (2011), Delory-Mombeger (2012). Focaliza narrativas de 5 professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, em Teresina-Pi. Emprega como mecanismos de produção de dados a entrevista narrativa, orientada por Jovchelovicth e Bauer (2010) e o memorial de formação, fundamentado em Passeggi (2010), Josso (2012), como meios que viabilizam a compreensão do objeto pesquisado e a rememoração da história pessoal e profissional das interlocutoras, descrevendo os processos constitutivos de suas aprendizagens em seus percursos formativos e de prática docente na educação infantil. Emprega para análise de dados a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2016). Tem sua fundamentação teórica assentada, dentre outros, em Tancredi (2009), Voltarel e Monteiro (2016), García (1999), Reali e Reyes (2009), Mizukami e Reali (2002). Entre outros indicativos, apresenta suas principais conclusões: as professoras/interlocutoras, em suas narrativas, apontam como contextos de aprendizagens os percursos de formação inicial e de formação continuada; o contexto da sala de aula na educação infantil; as vivências e troca de experiências com os pares no dia a dia na escola; e ainda nos contextos de formação em serviço. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA BORGES FERRO MOURA - UESPI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 15:51
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