Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 01/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

Significados e sentidos de docência na educação superior: o desenvolvimento de práticas docentes em contexto colaborativo


PALAVRAS-CHAVES:

Significado e sentido. Necessidades. Colaboração.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho aborda a docência na educação superior no IFMA, campus Caxias (MA) e surgiu da necessidade de compreendermos o problema: Qual a relação das necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas docentes com os significados e sentidos de docência produzidos por professores da educação superior? Dessa forma, o objetivo geral é investigar a relação, constituída em colaboração, das necessidades formativas com os significados e sentidos de docência produzidos por professores da educação superior para o desenvolvimento de práticas docentes. E especificamente, caracterizar as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de licenciatura em Ciências Biológicas no IFMA - campus Caxias, a fim de relacioná-las aos significados e sentidos da docência; identificar, em contextos colaborativos, os significados compartilhados e os sentidos negociados de docência, produzidos pelos professores desta licenciatura; analisar a relação das necessidades formativas dos professores com os significados e sentidos de docência, produzidos pelos professores na perspectiva de colaborar para o desenvolvimento de suas práticas docentes. O estudo adota os princípios do Materialismo Histórico Dialético fundamentado em Marx e Engels (2002); Afanasiev (1968), Vasquez (2007) e a compreensão de significado e sentido com base na abordagem Sócio-Histórica, pautada em Vigotski (2003; 2009), aliados aos da Pesquisa Colaborativa, embasada em Magalhães (2002), Liberali (2010), Ibiapina (2008, 2014), entre outros. Dentre os estudos realizados sobre os significados e os sentidos de docência produzidos historicamente, cita Ibiapina (2007), Altet (2001) e Libâneo (2006). Utiliza como procedimentos metodológicos: entrevistas individuais e coletivas, bem como, as sessões reflexivas. A relevância reside na possibilidade de promover formação continuada crítica em contexto de pesquisa acadêmica, a partir de processo colaborativo, que também é reflexivo e ocorre por meio da adesão voluntaria de docentes do IFMA-Campus Caxias. O objetivo comum dos partícipes é trazer à tona a relação das necessidades formativas com os significados e sentidos de docência, uma vez que a pesquisa sinaliza que quando a formação ocorre em contexto colaborativo promove desenvolvimento de práticas docentes com nível de consciência crítico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo à Instituição - WELLINGTON DE OLIVEIRA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 21/09/2015 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 08/11/2024 02:32