Banca de DEFESA: DOUGLAS PEREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS PEREIRA DA COSTA
DATA: 20/09/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: DA APRENDIZAGEM DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS À CONSTRUÇÃO DO “NÓS”: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: educação digital; redes sociais; prática educativa; formação de professores; aprendizagem.
ÁREA: Educação

As redes sociais virtuais se constituem em espaços-tempos que reformulam os modos de ser, pensar, agir e aprender na contemporaneidade marcada pelo digital. Mesmo assim, a prática educativa, geralmente, mostra-se descontextualizada dessa realidade comum nos cotidianos dos jovens estudantes, um convite para o repensar das conexões entre os contextos emergentes das realidades digitais e a educação. Isto posto, esta pesquisa apresenta a seguinte questão: como a formação de professores e a aprendizagem das redes sociais virtuais contribuem para a construção do “nós” e a reconfiguração da prática educativa no Ensino Médio? Desse modo, tem como objetivo compreender como a formação de professores contribui para a aprendizagem das redes sociais virtuais e a construção do “nós”, visando a reconfiguração da prática educativa. Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa, que, para ser desenvolvida, teve a colaboração de professores do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Camocim, estado do Ceará. Nas rotas cíclicas, interconectadas e espiralares da pesquisa, os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. Assim, os achados foram organizados em categorias – conjugando orientações de Laurence Bardin (2016), sobre aspectos teóricos-metodológicos da categorização, e análises textuais do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ) – e analisados à luz da Análise de Discurso. Os resultados indicaram que, na informalidade, na autoformação e no compartilhamento de experiências, são mobilizadas aprendizagens para a docência pelas/em redes sociais virtuais, sendo ainda, comumente, subaproveitadas em formações formais. Diante disso, as ações empreendidas na pesquisa, como espaços-tempos formativos, contribuíram para o entendimento dessas interfaces digitais e para a mobilização de aprendizados dos docentes por/em/para esses contextos, que possibilitaram a visualização de novas possibilidades para as práticas da docência. Portanto, evidencia-se potencialidades na formação sistematizada em espaços-tempos reflexivos e colaborativos para a compreensão das redes sociais virtuais e de seus atravessamentos em diversos aspectos da vida humana e em sociedade, especialmente, nas interfaces com a educação, elucidando possibilidades, limitações e necessidades educativas. Nessas condições, permite o autorreconhecimento e a mobilização da aprendizagem em/nas/pelas/para as redes sociais virtuais em/por professores, que, quando acionadas com a finalidade de melhorias ou mudanças nas atividades da docência, contribuem para a construção consciente do “nós” nas diferentes redes físicas, digitais e/ou híbridas que integram e para a reconfiguração da prática educativa.

Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - ANTONIO GOMES ALVES FERREIRA - UC
Externo à Instituição - CARLOS FRANCISCO DE SOUSA REIS - UC
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES - UESB