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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO GONCALVES LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO GONCALVES LEAL
DATA: 28/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: A Subjetividade Social de uma Escola Pública e a Prática Educativa no Contexto da Inclusão de Alunos Público-Alvo da Educação Especial.
PALAVRAS-CHAVES: Subjetividade Social. Prática Educativa. Educação Especial. Inclusão Escolar.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O estudo da prática educativa de professores diante de alunos público-alvo da educação especial deve superar o enfoque individualizante que dissocia essa prática do sujeito que a implementa e do cenário social e institucional no qual ocorre. A dicotomia entre o individual e o social na pesquisa científica no campo da educação especial não permite compreender a complexidade da temática. A prática educativa do professor é influenciada por fatores institucionais que se organizam além das condições objetivas, concretas, configurando-se em processos simbólico-emocionais coletivos, definidos como subjetividade social. Deste modo, este trabalho tem o objetivo geral de investigar como a subjetividade social de uma escola pública influencia a prática educativa de professores da sala comum e do atendimento educacional especializado no contexto da inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo explicativa, tem como fundamento a teoria da subjetividade de González Rey e a epistemologia qualitativa desenvolvida por este autor. O cenário da pesquisa está sendo uma escola pública vinculada à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) do Estado do Piauí, localizada na cidade de Teresina. Ao todo, 11 professores participarão da investigação. Para a construção de informações, serão utilizados os seguintes procedimentos: observação participante dos momentos de coordenação pedagógica, conselho de classe e reuniões coletivas; análise dos documentos da escola; entrevista semiestruturada e sistemas conversacionais com a direção, coordenação pedagógica e professores; por fim, composição e completamento de frases com os professores. As informações estão sendo analisadas com base no método construtivo-interpretativo elaborado por González Rey. Até o momento, a construção de informações tem gerado indicadores que permitem o levantamento de hipóteses de que a inclusão de alunos público-alvo da educação especial na escola investigada tem ocorrido com base em um modelo clínico de educação especial e com forte ênfase nos profissionais de apoio à inclusão. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - FERNANDO LUIS GONZÁLEZ REY - UnB
Externo à Instituição - EMANOEL JOSÉ BATISTA DE LIMA - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/06/2017 16:14
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