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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA
DATA: 04/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPI/TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Docência no Ensino Superior. Curso de Ciências Contábeis. Dilemas. Prática Pedagógica. Desenvolvimento da profissionalidade docente.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Historicamente, na docência no ensino superior no Curso de Ciências Contábeis, os professores são recrutados entre profissionais de sucesso na profissão que, em sua maioria, estão despreparados para o magistério, não tendo domínio das questões pedagógicas, ou seja, há ausência dos conhecimentos pedagógicos necessários ao exercício profissional da docência neste nível de ensino. Diante da problemática exposta, elegemos a seguinte questão-problema: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no desenvolvimento da sua prática pedagógica no ensino superior? Com a demarcação dessa questão, delimitamos como objetivo geral da pesquisa: analisar os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino Superior no desenvolvimento da prática pedagógica. O objetivo geral teve como desdobramento as seguintes questões norteadoras: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no exercício da docência no ensino Superior? Que aspectos da docência são característicos da prática pedagógica dos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino superior? Quais as necessidades formativas do professor bacharel em ciências contábeis provenientes da prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior? O estudo fundamenta-se em teóricos que ressaltam as concepções, a complexidade, as singularidades, os saberes e os dilemas da docência no ensino superior e do desenvolvimento da profissionalidade docente utilizando-se das contribuições de Behrens (2008), Brito (2006), Brzezinski (1996) Garcia (1999), Guathier et al (1998), Grillo (2004), Masetto (2001, 2015), Melo e Urbanetz (2008), Morin (2011), Pimenta (2014), Pimenta e Almeida (2011), Sacristan (1995), Tardif (2012, 2014), Trindade (2010) entre outros. De abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa teve como campo de investigação o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, e utilizou-se como fonte de produção de dados do questionário, para traçar o perfil da totalidade do corpo docente do Curso, extraindo-se destes a amostra do estudo que atendeu a critérios pré-estabelecidos, e a entrevista semiestruturada para coleta dos dados referentes ao objeto de estudo. Os dados foram organizados em três categorias e analisados à luz da Técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - REGINA MARIA TELES COUTINHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/10/2016 10:03
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