Notícias

Banca de DEFESA: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA
DATA: 27/04/2016
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED - CCE
TÍTULO:

 

 

EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES.

 

 

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:




Experiências racistas. Família. Educação escolar. Docência.

 


PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

RESUMO

 

O racismo é um problema social caracterizado fundamentalmente pelo sentimento de superioridade de um grupo racial sobre outros. Deve ser combatido constantemente em função das suas consequências como a exclusão social, constrangimento, sentimento de inferioridade e desvalorização do grupo que sofre racismo. No Brasil, os afrodescendentes sofrem racismo, fazendo prevalecer os valores da cultura europeia desde a formação deste país. Atualmente, em muitas situações, ele vem se desenvolvendo de forma velada em função de discursos igualitários e dispositivos legais anti-racistas. Práticas e ideias como a falsa democracia racial e assimilação do  branqueamento têm contribuído  para os silêncios nos diversos espaços sociais sobre a  questão racial em nossa sociedade. Deste modo, é importante adiantar que as motivações básicas  para esta  pesquisa  foram  o  desenvolvimento do sentimento  de  pertencimento  racial e as experiências  de  racismo  vivenciadas  na  família.  Esta pesquisa tinha como objetivo geral “analisar as experiências de racismo vivenciadas  por professores considerados afrodescendentes”. E como objetivos específicos: caracterizar as experiências de racismo no universo social; identificar estas mesmas na  família;  investigar  as  experiências  de  racismo  no  processo  de  escolarização e    no contexto do trabalho docente; como também, descrever  perspectivas  de combate  ao  racismo. Os sujeitos da pesquisa foram três professores  graduados,  considerados   afrodescendentes  devido as suas características fenotípicas, que estavam desenvolvendo a docência como concursados em escolas públicas. Foi usada a abordagem  qualitativa  através das narrativas biográficas, entrevistas  semiestruturadas  e o diário de campo como instrumentos  de  pesquisa. Todas as entrevistas foram realizadas no local de trabalho de cada professor. As informações acessadas a partir das entrevistas foram transcritas, organizadas e depois da análise, foram agrupadas por categorias para a realização da interpretação e discussão. A pesquisa e esta dissertação estão fundamentadas em autores tais como: Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes (1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985),  Santos;  Meneses (2010), Castro;  Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008), Richardson (2012), Moreira;  Caleffe (2008), Bogdan;  Biklen  (1994), Bardin (2001), dentre outros. Teve também, como colaboradores os membros do Núcleo de Estudos Roda Griô-GEAfro:gênero, educação e afrodescendência, do Centro de Ciências da Educação, CCE, da Universidade Federal do Piauí e as/os professoras/es Shara Jane Holanda Costa Adad, Maria do Carmo Alves do Bomfim, Elio Ferreira de Souza, Antônio Francisco Soares, Joaquim Monteiro e Renato José Rodrigues. Os resultados do estudo evidenciaram a existência continuada do racismo em nossa sociedade. O estudo também fornece evidências da necessidade de se dedicar mais esforços explícitos e adotar práticas concretas na sociedade brasileira, especialmente em todos os níveis da educação escolar, para desenvolver ações e atividades anti-racistas, e contra todas as formas de discriminação, desumanização.  

 

 


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo à Instituição - ELIO FERREIRA DE SOUZA - UESPI
Externo à Instituição - RAIMUNDA CELESTINA MENDES DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/04/2016 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 21:17