Notícias

Banca de DEFESA: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA
DATA: 24/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO:

O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVIDADE DE CRIANÇAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Alfabetização. Leitura e Escrita.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta proposta de trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Educação Infantil, mais precisamente, focaliza o início da trajetória escolar, voltando-se para questões como habilidades de coordenação motora, de linguagens e socialização, intrínsecas a esse processo. Dentre essas questões, discussões e encaminhamentos sobressaem o processo de apropriação da leitura e da escrita na educação infantil. Apresenta como objeto de estudo a construção da alfabetização na educação infantil. Delineia os seguintes objetivos: analisar as concepções de crianças da educação infantil sobre alfabetização; identificar as funções da leitura e da escrita na alfabetização de crianças na educação infantil; caracterizar situações de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças na educação infantil; descrever o ambiente alfabetizador construído na educação infantil. Tem como interlocutores 8 (oito) crianças que estão cursando o segundo período da educação infantil, de um C.M.E.I (Centro Municipal de Educação Infantil Tia Erinelda Veiga).Apoia-se na vertente metodológica da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, conforme Brito (2010), Connelly e Clandinin (2004). Apresenta como vertente teórica estudos sobre a educação infantil, alfabetização e infância, em articulação com a narratividade de crianças, dialogando, dentre outros, com os seguintes autores: Oliveira (2011), Vasques (2009), Leite (2008), Moll (2008), Vasconcellos (2005). Emprega para a produção de dados a observação sistemática, fundamentada nos estudos de Gil (2008) e as rodas de conversa, na perspectiva de Brito (2014), Warschauer (1993) e como orientação para analisar os dados segue a técnica da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009) e que se delineou em três eixos categoriais, assim nomeados: Eixo 1: Caracterização da prática pedagógica na educação infantil; Eixo 2: Alfabetização na educação infantil; Eixo 3: Apropriação da leitura e da escrita na educação infantil. Os resultados apontam, mediante o conteúdo das narrativas das crianças, que o ambiente alfabetizador construído na educação infantil contribui para o desenvolvimento de seus processos de leitura e da escrita. Concomitantemente, o estudo revela que o ambiente profissional proporciona aos professores auferirem e, também, viabilizar aprendizagens significativas, nas quais mobilizam saberes, com o objetivo de cumprir a intencionalidade de sua ação pedagógica, no cenário da alfabetização na educação infantil. Dessa maneira, todas as crianças narradoras demarcaram em seus depoimentos sobre a apropriação da leitura e da escrita, de letramentos diferenciados, pelos saberes externados por cada criança,como atestam o conteúdo dos dados analisados à luz da técnica da análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 22/01/2016 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 21:06