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Banca de DEFESA: MARIA OZITA DE ARAÚJO ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA OZITA DE ARAÚJO ALBUQUERQUE
DATA: 31/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

UM VOO EMANCIPATÓRIO: O PROCESSO COLABORATIVO-CRÍTICO E A PRÁTICA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Reflexão crítica. Educação Superior. Colaboração. Prática Pedagógica.

 


PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O estudo consiste em compreender a explicitação da unidade teoria e prática em contexto de colaboração e de reflexão crítica no desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação Superior. Foi desenvolvido com cinco professores do curso de Pedagogia e uma do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior de Parnaíba-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico e Dialético. A opção pela Pesquisa Colaborativa decorre por se tratar de uma modalidade de investigação que proporciona condições para que os docentes possam refletir sobre sua ação, questionar a prática docente automatizada, a fim de melhor compreendê-la. O interesse nesta temática surgiu a partir do estudo desenvolvido em nível de Mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI no ano de 2008 em que foi constatado que as professoras atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica da rede municipal da cidade de Parnaíba-Pi, colaboradoras da pesquisa, não costumam refletir criticamente de forma coletiva e colaborativa sobre a prática docente, o que gerou a indagação: Qual a relação entre o contexto de colaboração, a apropriação da reflexão crítica e a explicitação da unidade teoria e prática no desenvolvimento da prática pedagógica? Teve como objetivo geral compreender em contexto de colaboração e de reflexão crítica, a explicitação da unidade teoria e prática no desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação Superior. Em decorrência do objetivo geral foram elencados como objetivos específicos: Interpretar a função da reflexão crítica na prática pedagógica do professor da Educação Superior, analisar a função da colaboração no desenvolvimento de práticas pedagógicas e na explicitação da compreensão da unidade teoria e prática e analisar práticas pedagógicas que proporcionam a unidade teoria e prática em contexto de reflexão e colaboração. O estudo fundamenta-se em Afanasiev (1985), Marx (2002), Vigotski (2004, 2007), Vasquez (2007), Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Veiga (2009), Pimenta e Anastasiou (2010), Freire (2011), Almeida (2012), Franco (2012), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram à observação, à observação colaborativa e as sessões reflexivas, com o apoio da videogravação. As práticas pedagógicas analisadas apresentaram características de prática não crítica, em que teoria e prática é trabalhada em momentos distintos. Nos enunciados e enunciações expressos pelos partícipes houve o predomínio da voz do professor, que é monológica com enunciados rígidos. O sentido dialógico das interações foi marcado por réplicas simples. No que se relaciona ao processo crítico reflexivo vivenciado pelo grupo de partícipes houve predominância da reflexão no nível técnico e prático, embora em alguns momentos tenha acontecido a reflexão crítica. A reflexão teve como função a aplicabilidade da teoria na prática pedagógica e da colaboração o questionamento das ações pedagógicas que não proporcionam a unidade teoria e prática. A perspectiva de formação dos professores evidencia a de tecnólogo do ensino em que o foco central é o desenvolvimento da competência técnica. A pesquisa colaborativa contribui para a formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. No caso desta pesquisa aprendemos a refletir colaborativamente, crescemos profissionalmente e como pessoas, explicitamos a compreensão da unidade teoria e prática e reelaboramos a prática pedagógica.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - MARIA SALONILDE FERREIRA - UFRN
Externo à Instituição - MARLÚCIA BARROS LOPES CABRAL - UERN
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA DA CUNHA - UESPI
Notícia cadastrada em: 11/03/2015 13:12
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