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Banca de DEFESA: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE
DATA: 20/06/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: Aprendizagem da docência dos professores formadores da UPÚNGUЀ-Moçambique: há mudança na prática educativa com base na reflexão?
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem da docência; desenvolvimento profissional; professor formador; ensino superior.
PÁGINAS: 293
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Objeto de estudo é a aprendizagem da docência ao longo do desenvolvimento profissional docente de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia, da Universidade Pùnguè – Moçambique/Manica, com base em fundamentos teóricos-metodológicos dos processos formativos inicial e continuado, que promovem a capacidade reflexiva para uma mudança na prática educativa. A tese proposta é que a aprendizagem da docência para uma mudança na prática educativa, baseada na reflexão, ocorre a partir da formação inicial e prossegue na formação continuada no processo de desenvolvimento profissional do professor formador do Ensino Superior, com base nas condições objetivas e subjetivas.  Para a investigação, parte-se da seguinte questão-problema: como ocorre a aprendizagem da docência, nos processos formativos inicial e continuado, no desenvolvimento profissional de professores formadores do Ensino Superior, do Curso de Pedagogia na Universidade Pùnguè de Moçambique-Manica, para uma mudança na prática educativa com base na reflexão? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: analisar os processos de aprendizagem da docência, no desenvolvimento profissional dos professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Pùnguè de Moçambique-Manica, quanto as mudanças na prática educativa com base na reflexão. Para o alcance do objetivo proposto, estabelecemos como objetivos específicos: identificar os processos formativos inicial e continuado de professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Pùnguè de Moçambique – Manica; descrever os processos de aprendizagem da docência no desenvolvimento profissional de professores formadores do Curso de Pedagogia na Universidade Pùnguè de Moçambique – Manica e caracterizar as mudanças em razão das aprendizagens da docência quanto aos processos de reflexão da prática educativa, no desenvolvimento profissional de professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Pùnguè de Moçambique – Manica. As discussões sobre o Ensino Superior, desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência dos professores formadores, fundamentam-se em Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day (2001), Garcia, (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón, (2011), Martins (2019), Masetto (1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa, (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005), Shulman (1996), Schon (2000), Veiga (2012),  Zabalza (2004), dentre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), entres outros teóricos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa, com base no método autobiográfico, desenvolvida com seis professores formadores da Universidade Pùnguè de Moçambique – Manica. Para a produção de dados utilizamos a entrevista narrativa, o memorial de formação e a carta pedagógica. Os dados empíricos produzidos foram organizados em categorias e subcategorias e analisados com base nas proposições de Souza (2014) e Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores formadores no seu processo formativo inicial e continuado foram construindo vários conhecimentos no processo de desenvolvimento profissional, contribuindo deste modo para uma atuação mais segura, para a tomada de decisões no cotidiano, para uma prática educativa mais inovadora, refletindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educandos no Ensino Superior. O desenvolvimento profissional dos professores formadores subsidia a construção e a reconstrução das experiências, reflexões acerca dos processos formativos na perspectiva de produzir uma autonomia profissional, que se fundamenta em um terreno que propicia ao professor formador perceber-se como um sujeito que sabe analisar as condições objetivas nem sempre favoráveis à prática educativa, assumindo um compromisso na perspectiva da qualidade da sua ação, no ensino, pesquisa e extensão, como elemento basilar para a transformação da realidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - MARIA TERESA RIBEIRO PÊSSOA - UC
Notícia cadastrada em: 23/05/2024 20:12
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