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Banca de DEFESA: CLAUDIA SOLANGE ALVES SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SOLANGE ALVES SANTANA
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: SIGNIFICAÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA CHÃO DA ESCOLA: “não é a gente que está à frente do processo como era antigamente…”
PALAVRAS-CHAVES: Programa No Chão da Escola - Formação Continuada - Coordenador Pedagógico - Significado e Sentido.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

A dissertação em tela tem como objeto de investigação as significações produzidas por coordenadores pedagógicos acerca da formação continuada que realizam na escola voltadas para docentes. O foco da pesquisa foi o programa criado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí, denominado Programa No Chão da Escola. O  objetivo geral da pesquisa foi analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada no Programa Chão da Escola e seus impactos em sua atuação profissional. Especificamente,  a pesquisa buscou apreender as significações dos coordenadores  pedagógicos sobre formação continuada, analisar as significações dos coordenadores pedagógicos sobre a relação entre a vivência no Programa Chão da Escola  e a sua atuação junto aos professores e, apreender  os afetos constituídos pelos coordenadores pedagógicos na vivência do Programa Chão da Escola. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural consistiram nas bases teórico-metodológicas que orientaram e direcionaram a investigação realizada, em razão de se constituírem em arcabouço teórico-metodológico que consideram o humano como síntese de múltiplas mediações e a realidade como processo histórico dialético em contínuo movimento. A pesquisa de natureza crítica contou com a participação de 02 (dois) coordenadores. Metodologicamente, foram adotados os seguintes procedimentos para o levantamento e produção de dados: a) questionário para levantamento de informações individuais para traçar um perfil dos coordenadores pedagógicos participantes; b) narrativas de formação; c) entrevistas reflexivas individuais e d) análise documental do Documento Orientador do Programa Chão da Escola e da Proposta Pedagógica do referido programa. Os dados foram analisados à luz do dispositivo analítico denominado Núcleos de Significação. A descrição, análise e interpretação dos dados produzidos levou à constituição de dois Núcleos de significação: a) Significações sobre formação continuada e o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico: condições criadas pelo Programa No Chão da Escola e b) Significações sobre sentimentos e afetos que medeiam a relação  do coordenador e dos professores com o Programa No Chão da Escola. No primeiro núcleo, as significações produzidas pelos coordenadores apontam que o programa  de formação continuada No Chão da Escola,  cria as possibilidades para seu desenvolvimento e atuação profissional junto aos professores. No segundo núcleo, as significações apontam para os sentimentos e afetos constituídos pelos coordenadores na vivência das ações do programa. A pesquisa vincula-se à Linha Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e apresenta-se como uma alternativa para estudantes e pesquisadores acerca dos processos formativos voltados para o coordenador pedagógico que atuam especificamente em contexto escolar e que nestes, são os responsáveis pelo processo de formação continuada de professores. Diante do estudo realizado conclui-se o quão importante e fundamental é a função e atuação profissional do coordenador pedagógico, especialmente frente à formação continuada dos professores, ao funcionamento da escola e à qualidade do processo de ensino. Porém, o que se verificou na prática é que para esse profissional ainda não há uma política de formação continuada específica e efetiva estritamente voltada para sua função, desenvolvimento e atuação profissional, que atenda às singularidades de seu trabalho e as demandas típicas do que deve fazer no contexto da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - NILMA MARGARIDA CASTRO CRUSOÉ - UESB
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 12:12
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