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Banca de DEFESA: VERBENA MARIA COSTA REIS RIBEIRO FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERBENA MARIA COSTA REIS RIBEIRO FEITOSA
DATA: 30/08/2013
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO:

CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos. Ensino Profissionalizante. Autovalorização dos Egressos.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

Este trabalho consiste em investigação intitulada: “Formação técnica profissionalizante na modalidade Educação de Jovens e Adultos: autovalorização dos egressos”, desenvolvida com os egressos da primeira turma do Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA). O referencial-teórico está embasado na pesquisa qualitativa. A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por ela valorizar hábitos, atitudes, opiniões se aplicando a proposta da investigação. Apresenta como objeto de estudo situações que envolvem reflexões sobre a formação técnica profissionalizante dos egressos. O interesse nesta temática decorre de preocupações da pesquisadora enquanto professora de cursos técnicos profissionalizantes, o que gerou a indagação; como a formação técnica profissionalizante ampliou a possibilidade de acesso dos egressos, a educação e ao trabalho, contribuindo para conquistas pessoal e profissional? Defini como objetivo geral: analisar a contribuição da formação técnica, para o crescimento pessoal e profissional dos egressos. De forma específica busca: delinear o perfil sócio demográfico dos egressos visando à compreensão do púbico potencial do curso; identificar as mudanças ocorridas na vida pessoal relacionadas com o processo de formação e avaliar as contribuições da formação técnica para as conquistas no campo profissional. Fundamenta-se em  Haddad (2000), Cury (2002), Moura (2003, 2010),Vieira (2004), Di Pierro (2005, 2010), Freire (2009),  entre outros autores. Como procedimento metodológico aplica questionário e utiliza a entrevista semiestruturada no grupo focal para coleta de dados. Traça o processo de organização, análise e interpretação dos dados, com base em Bogdan/Biklen (1994); Minayo (1995); Debus (1997); Cervo e Bervian (2002); Oliveira (2007); Barbour (2009) e Bardin (2009); e nos pressupostos da Análise de Discurso, proposta por Orlandi (2001; 2003); Yñiguez (2004), dentre outros. O resultado do trabalho revela que a formação técnica proporcionada aos estudantes contribui para sua autovalorização. Então, concluímos que atende as expectativas das pessoas jovens e adultas, aparentemente tão heterogêneo, mas ao mesmo tempo homogêneo no que se refere aos objetivos que almejam. No entanto, necessita de discussão aprofundada sobre a problemática evidenciada, considerando que se trata de uma proposta relativamente nova, a fim de subsidiar a consolidação de políticas públicas de inclusão para o setor.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 21:17
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