News

Banca de DEFESA: TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ
DATA: 14/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇO DE AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Estágio Supervisionado. Física. Formação Inicial. Saberes Docentes.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O estágio supervisionado representa um profícuo ambiente de iniciação profissional por possibilitar a vivência de situações reais no contexto educacional que colaboram com a construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional. É, portanto, uma ferramenta essencial para ampliar laços com a futura profissão, permitindo construções significativas durante a formação inicial de professores. Isso posto, trazemos o seguinte  problema de pesquisa: Quais as contribuições do estágio supervisionado para a aquisição e mobilização de saberes na  formação inicial em Física? Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do estágio supervisionado para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial de professores de Física. Especificamente, pretendemos compreender o papel do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Física, caracterizar o estágio supervisionado na Licenciatura em Física do IFPI – Campus Picos, descrever as concepções de estágio supervisionado expressas pelos supervisores e licenciandos em Física e identificar os saberes adquiridos e mobilizados pelos licenciandos em Física a partir das vivências do estágio supervisionado. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com auxílio da entrevista narrativa e do questionário misto como instrumentos para produção dos dados. Como técnica para análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo fundamentada na perspectiva de Bardin (2011). Os sujeitos e o contexto do estudo compreenderam as supervisoras de estágio e licenciandos de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Picos, e a estruturação teórica está alicerçada em autores e legislações que discutem sobre formação inicial, entre eles, Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta e Ghedin (2006), Gatti (2013), Mendes Sobrinho (2006), Scalcon (2008), Schön (1983), Zeichner (1992) e BRASIL (2015). Quanto ao estágio supervisionado recorremos às reflexões de Barreiro e Gebran (2006), Gonçalves (2015), Maciel (2012), Pimenta e Lima (2004), Piconez (2003), Zabalza (2014), bem como aos marcos legais que orientam esta prática tanto em âmbito nacional como no contexto do IFPI - Campus Picos. Acerca dos saberes docentes, discutimos a partir das considerações de Gauthier et al.(1998), Pimenta (1999) e Tardif (2002). As compreensões construídas evidenciaram que o estágio supervisionado contribui significativamente com a incorporação de saberes necessários à atividade docente, constituindo-se assim como espaço de vastas possibilidades formativas no processo de formação inicial de professores. Possuímos, assim, a expectativa de que este trabalho contribua para o aprimoramento dos cursos de formação de professores em Física, constituindo-se, também, em incentivo para novos estudos na área e a ampliação da compreensão sobre o estágio supervisionado como locus de aquisição e mobilização de saberes docentes.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 19/07/2019 12:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:21