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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA
DATA: 18/06/2019
HORA: 08:30
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Surdez. Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa.  
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O movimento pela inclusão de alunos do público alvo da educação especial (PAEE), revela-se desafiador sob muitos aspectos, particularmente no que diz respeito à implementação de políticas públicas voltadas para o acesso e permanência desse segmento na escola. Observa-se a existência de documentos legais, mas sua concretização ainda não ocorre de forma plena. No caso dos surdos, verifica-se que muitos foram os avanços alcançados como, por exemplo, a Lei 10.436/2002 que reconhece a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) como meio de comunicação e expressão. Não obstante essa consideração, os surdos ainda enfrentam muitos problemas no processo de escolarização. Uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do tradutor e intérprete no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TIL/LP), a política de inclusão escolar para o aluno Surdo. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo, tendo como principal instrumento o Questionário de Avaliação da política de inclusão escolar: tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TURETTA; LACERDA; MENDES, 2016) e entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram dez Tradutores e Intérpretes de Libras que atuam com alunos surdos do ensino fundamental anos finais e ensino médio em quatro escolas da rede estadual de educação do município de Teresina-PI. Os resultados foram analisados a partir das informações presentes no questionário e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Entre os resultados encontrados foi possível identificar que entre as dificuldades que os TIL/LP enfrentam no cotidiano, destacam-se a sobrecarga de trabalho, ausência de revezamento, falta de envolvimento com o professor da classe comum. Outro aspecto ressaltado refere-se ao fato de que na perspectiva dos intérpretes o acesso dos surdos á instituição escolar é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores. As possibilidades de uma inclusão mais eficaz para o Surdo no contexto educacional, é possível, desde que se promova práticas inclusivas assertivas, buscando diminuir as dificuldades, visando aumentar as condições para a sua permanência.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA - UFSCAR
Externo à Instituição - Lara Ferreira dos Santos - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 11:04
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