News

Banca de DEFESA: GILSANIA BEZERRA MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILSANIA BEZERRA MOURA
DATA: 29/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR FISIOTERAPEUTA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Professor fisioterapeuta. Docência no Ensino Superior. Desenvolvimento profissional docente
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO:

Este trabalho disserta sobre o desenvolvimento profissional docente de professores Fisioterapeutas e as contribuições desse processo para o trabalho docente desses bacharéis. A problemática desta investigação surgiu de inquietações da pesquisadora, originadas durante as vivências, como professora do curso de Graduação em Fisioterapia e como estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo geral: investigar como ocorre o desenvolvimento profissional docente de professores fisioterapeutas no ensino superior. Para detalhar o objetivo geral, delineamos as seguintes questões norteadoras: Qual o perfil do professor fisioterapeuta? Como se caracterizam as aprendizagens profissionais do professor fisioterapeuta no desenvolvimento profissional? Como se caracteriza o desenvolvimento profissional do professor fisioterapeuta? O contexto organizacional onde esse professor está inserido oferece condições e possibilidades de desenvolvimento profissional? De acordo com García e Vaillant (2012) o desenvolvimento profissional docente corresponde a um processo em que todos os tipos de experiências, seja ela individual ou coletiva, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, e possibilita ao professor à revisão, renovação e desenvolvimento de seus conhecimentos, saberes e práticas docentes. A pesquisa é fundamentada em autores que estudam o desenvolvimento profissional e suas dimensões, tais como: García (1999, 2010), Nóvoa  (1995); Pimenta e Anastasiou (2002); Pimenta e Almeida (2011); García e Vaillant (2012); Zabalda (2004), Formosinho (2009), Liberalli (2010) Rodrigues (2003) Veiga (2012), Day (1999), Ramalho, Nunes e Gauthier (2003). Esses autores apresentam conceituações sobre o desenvolvimento profissional docente nas perspectivas individual, profissional e organizacional, que possibilitam uma análise e reflexão crítica sobre a profissionalidade e profissionalização de professores fisioterapeutas. O estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa narrativa, conforme propõem Conelly e Clandinni (1995), que oferecem embasamentos teóricos sobre esse tipo de pesquisa. A pesquisa teve como técnicas de produção de dados o questionário, memorial de formação e a entrevista narrativa. Em relação aos aspectos metodológicos buscou-se as contribuições de Gil (1999) sobre o questionário, Jovchelovitch e Bauer (2008), que discutem sobre os procedimentos da entrevista narrativa e desenvolvimento dos memoriais sob as orientações de Passeggi (2008). Para a análise de conteúdo tomou-se como referência os estudos de Bardin (2010) que orientam análise dos dados. O estudo teve como lócus, a Faculdade de Ciências Médicas-FACIME da Universidade Estadual do Piauí- UESPI e envolveu como participantes seis professores que atuam no Curso de Graduação em Fisioterapia. Diante das análises empreendidas sobre o desenvolvimento profissional docente, a pesquisa aponta que apesar dos professores terem interesse e necessidade de desenvolver-se profissionalmente, ainda existem lacunas nos seus processos de desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo à Instituição - ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB
Notícia cadastrada em: 07/06/2019 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:21