News

Banca de DEFESA: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA
DATA: 27/10/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Prática docente. Reflexão crítica. Professores do Curso de Direito.
PÁGINAS: 269
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Este estudo aborda a formação de professores a partir da singularidade dos professores bachareis que atuam no Curso de Bacharelado em Direito visando compreender a percurso formativo e suas relações com o desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica. A investigação parte do seguinte problema: quais as possibilidades do desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica a partir da formação continuada de professores do Curso de Direito? Estabelecemos como objetivo geral: analisar as possibilidades de desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica a partir da formação continuada de professores do Curso de Direito. Para o alcance do objetivo proposto, estabelecemos como objetivos específicos: conhecer as contribuições da formação inicial para o exercício da docência em Direito; contextualizar a formação continuada dos professores do Curso de Direito; caracterizar a prática docente dos professores do Curso de Direito; identificar os investimentos formativos dos professores do Curso de Direito para a vivência da prática docente e analisar as contribuições da prática docente reflexiva crítica no exercício da docência no Curso de Direito. A pesquisa apoia-se na tese de que a formação continuada de professores do Curso de Direito em contextos de (auto)formação e formação coletiva ancorada predominantemente pela orientação social-reconstrucionista possibilita o desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica oportunizando a superação da crise no ensino jurídico por meio da formação de cidadãos críticos que compreendam o Direito como instrumento de justiça social. Este estudo vincula-se teoricamente aos preceitos da teoria crítica, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Freire (2013), McLaren (1997) e Giroux (1997). Para o desenvolvimento da pesquisa optamos pelo método (auto)biográfico por meio da pesquisa narrativa. No processo de produção de dados utilizamos o memorial de formação e a entrevista reflexiva, tendo como interlocutores 06 (seis) professores do Curso de Bacharelado em Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Teresina-PI. Para organização e interpretação dos dados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo, empregando como referencial básico as ideias de Bardin (2011) e Poirier, Vatladon e Raybaut (1999). Para construção do aporte teórico e metodológico utilizamos Ribeiro Junior (2001), Iocohama (2011), Mossini (2010), Nóvoa (1991, 1992), Garcia (1999), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2012), Veiga (2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Freire (2013), Liberali (2008), Connely e Clandini (1995, 2011), Passeggi (2000, 2008), Josso (2004, 2010), Souza (2006), Brito (2010), dentre outros. A tese proposta se confirma na investigação e as considerações finais enunciam que a formação continuada de professores de Direito a partir de uma abordagem crítica consubstanciada na orientação social-reconstrucionista possibilita o desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica. Constatamos que é preciso ampliar os espaços que considerem esta perspectiva formativa, principalmente no âmbito das instituições de ensino superior privadas, a fim de se oferecerem condições para a formação de cidadãos críticos comprometidos com a construção do Direito como instrumento de justiça social.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - ADRIANA BORGES FERRO MOURA - ICF
Externo à Instituição - RAIMUNDO DUTRA DE ARAÚJO - UESPI
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 28/08/2017 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:21