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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA MELO DO MONTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA MELO DO MONTE
DATA: 23/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: OS PROCESSOS SUBJETIVOS DE PROFESSORES NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. TEORIA DA SUBJETIVIDADE. TRABALHO PEDAGÓGICO. INCLUSÃO ESCOLAR
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo investigar os processos subjetivos de professores no trabalho pedagógico com alunos com altas habilidades/superdotação. Como aportes teóricos, adota-se a Teoria da Subjetividade, desenvolvida em uma perspectiva histórico-cultural por González Rey, dialogando com outros autores que discutem a inclusão escolar (MENDES, 2010), o trabalho pedagógico (TACCA, 2006, 2009, 2014; TUNES; BARTHOLO, 2014; MITJÁNS MARTÍNEZ, 2014) e o campo das altas habilidades/superdotação (PÉREZ, 2003; RENZULLI, 2004; AZEVEDO E METTRAU, 2010; MEZZOMO, 2011; SILVA, 2014; PEREZ; FREITAS, 2014). São questionamentos presentes nessa pesquisa: Como o professor subjetiva sua formação, sua relação e o trabalho pedagógico com o aluno com altas habilidades/superdotado? Quais são especificamente as práticas em sala de aula que favorecem a emergência de sentidos positivos em relação a esse aluno? Metodologicamente, a pesquisa se estrutura a partir da Epistemologia Qualitativa, apoiada no método construtivo-interpretativo. Participam do estudo 05 professores que atuam com alunos com altas habilidades/superdotação em uma escola privada na cidade de Teresina. Constituem instrumentos de produção de informações o questionário socioeconômico, as entrevistas, o completamento de frases e as dinâmicas conversacionais. Como constatações parciais, o estudo aponta que para compreender o trabalho pedagógico faz-se necessário pensar o professor em seus processos de formação profissional e na complexidade de sua organização subjetiva. Com esta pesquisa espera-se contribuir de forma substancial para as discussões a respeito dos processos subjetivos e do trabalho pedagógico com alunos com altas habilidades/superdotação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCAR
Externo à Instituição - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO - UnB
Notícia cadastrada em: 09/06/2017 16:15
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