News

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO
DATA: 30/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO:

 

 

SABERES  CONSTRUÍDOS E  MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Saberes docentes. Construção e Mobilização. Práticas pedagógicas.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente texto é resultado das investigações norteadas pela pesquisa de Mestrado intitulada de Saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual partiu do questionamento inicial sobre quais os saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º anos no ensino fundamental.  Com a problematização proposta, delineamos como objetivo geral da pesquisa investigar como se configura a mobilização de saberes na prática pedagógica de professores nos anos iniciais do ensino fundamental, que visa salientar como os saberes estão presentes nas práticas pedagógicas, fazendo-se necessárias ao docente à medida que possibilitam uma melhor compreensão sobre suas ações e seu fazer docente. Para tanto, procuramos orientações nas contribuições de Freire (1996), Gauthier et al. (2013), Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Pimenta (1997), Tardif (2002,2014), Imbernón, (2010), Franco (2012),  Josso (2012), Sousa (2006) entre outros autores que discutem o tema. A pesquisa terá como abordagem metodológica a narrativa, tendo como instrumentais da pesquisa o questionário, para levantamento de perfil dos participantes e o diário, onde contamos com a escrita dos dez professores colaboradores da pesquisa. Discorremos sobre os achados da investigação, trazendo uma reflexão sobre o ato pedagógico, nos quais são alicerçados a prática pedagógica e os saberes docentes dos professores do ensino fundamental, sinalizando a necessidade de pensar a prática como momento de diálogo entre o conhecimento teórico e as vivências práticas do professor, valorizando o seu papel como transformador de suas ações didáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2521992 - FERNANDA ANTONIA BARBOSA DA MOTA
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA
Notícia cadastrada em: 08/08/2016 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:21