Banca de DEFESA: JOÃO JANILSON DA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO JANILSON DA SILVA SOUSA
DATA: 20/08/2024
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO DOS MASTÓCITOS NA MORTE NEURONAL ENTÉRICA DURANTE A COLITE POR TNBS: PAPEL DA VIA S100β/RAGE/NFκB
PALAVRAS-CHAVES: Mastócitos. Sistema Nervoso Entérico. Doença Inflamatória Intestinal.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Biomedicina

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs), incluindo a retocolite ulcerativa (RCU) e a doença de Crohn (DC), caracterizam-se por doenças crônicas que envolvem o trato gastrointestinal (TGI). Sabe-se que nesse grupo de doenças as alterações no sistema nervoso entérico (SNE) podem afetar diversas funções no TGI, tais como motilidade intestinal, transporte de líquidos e eletrólitos, dentre outras. Os mastócitos são células residentes envolvidas na comunicação entre o SNE e o sistema imune entérico inato, inclusive podendo estar implicadas na morte dos neurônios entéricos. Além destes, as células da glia entérica (CGE), através da expressão exacerbada de proteínas S100β, contribuem para os danos causados aos neurônios entéricos. As DIIs têm aumentado globalmente nos últimos anos e os pacientes acometidos sofrem com complicações e estigmas sociais, enquanto os tratamentos disponíveis ainda apresentam limitações e efeitos colaterais. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a ação dos mastócitos na morte neuronal entérica através da via S100β/RAGE/NFκB em um modelo experimental de colite induzida por ácido trinitrobenzeno sulfônico (TNBS), no intuito de elucidar novos alvos que possam ser explorados no desenvolvimento de terapias inovadoras. Para testar a hipótese utilizou-se nos experimentos ratas Wistar fêmeas, pesando entre 150 e 200g, e divididas em grupos de seis animais. A estratég. ia do estudo consistiu em promover previamente a degranulação dos mastócitos através da administração via intraperitoneal (i.p) de doses crescentes (1mg/kg, 2mg/kg, 3mg/kg, 4mg/kg) do composto 48/80 por quatro dias (a cada 12h) e no quinto dia dose única (5mg/kg) antes da indução. Outro grupo recebeu 4mg/kg de isotiocianato de pentaminidina (inibidor de S100β) via intraperitoneal 1h antes da indução por TNBS e mais duas doses, 24h e 48h, após a primeira dose. Além destes, um grupo recebeu apenas salina (0,9%) via retal sendo o grupo controle negativo, enquanto outro grupo recebeu apenas TNBS via retal sendo, portanto, o grupo controle positivo. Em todos os grupos os animais foram eutanasiados 72h após indução por TNBS, para retirada de 5cm do cólon e análise dos escores macroscópicos e microscópicos da lesão, peso úmido, além da atividade da mieloperoxidase (MPO), concentrações de malondialdeído (MDA) e glutationa (GSH), nitrato/nitrito (NO3/NO2), citocinas como o TNF-𝛼 e a IL-1β, contagem de mastócitos totais e degranulados, expressão proteica de S100β, RAGE e NFκB p65, e imunomarcação de S100β, NFκB e HuC/D. Todos os protocolos e experimentos foram aprovados pela comissão de ética no uso de animais (CEUA) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (protocolo n° 006/2021). Os resultados do estudo mostram que tanto a degranulação prévia dos mastócitos quanto o uso do inibidor de S100β promoveram redução nos danos macroscópicos e microscópicos no cólon, no peso úmido, no estresse oxidativo , na produção de radicais livres e mediadores inflamatórios, assim como reduziram a expressão proteica de S100β, RAGE e NFκB p65 e a imunomarcação de S100β e NFκB p65, e elevaram a imunomarcação de HuC/D. Com base nesses resultados, sugere-se que os mastócitos tem papel fundamental na modulação dos parâmetros inflamatórios e na preservação dos neurônios entéricos, destacando a via S100β/RAGE/NFκB como um importante mediador na comunicação entre mastócitos e neurônios entéricos.

Presidente - 1690196 - ANDRE LUIZ DOS REIS BARBOSA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DA SILVA MONTEIRO - UFC
Externo à Instituição - DIVA DE AGUIAR MAGALHÃES - UFDPar
Externo ao Programa - 841.003.203-10 - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI