Precisão de técnicas e materiais de moldagem para próteses unitárias inclinadas implanto-suportadas
implante dentário, moldagem de transferência, materiais de moldagem
RESUMO: Descrição do problema: A colocação de implantes unitários inclinados implica em maior dificuldade técnica e menor precisão de moldagem. O registro preciso do posicionamento do implante é necessário para confecção de restaurações bem adaptadas.
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a precisão da moldagem de transferência de implantes unitários inclinados pela técnica da moldeira aberta realizada de forma convencional e com adaptação de um dispositivo de retenção com utilização de diferentes materiais de moldagem.
Materiais e métodos: Foi confeccionado um modelo mestre a partir de manequim odontológico e fixados um análogo de implante na região correspondente ao segundo pré-molar superior direito e um cilindro de referência na região correspondente ao primeiro molar superior direito, ambos paralelos e inclinados em 30º. Modelos de gesso foram confeccionados a partir do modelo mestre utilizando duas técnicas e três materiais de moldagem (n= 60). A análise baseou-se na comparação das distâncias entre o centro do análogo do implante ao cilindro de referência. As mensurações foram realizadas utilizando um software de imagens. A caracterização da amostra foi realizada através da análise de variância ANOVA e pós-teste tukey (p<0,05).
Resultados: As técnicas de moldagem realizadas de forma convencional ou com utilização de dispositivo de retenção não diferiram significativamente (p= 0, 086). As moldagens apresentaram precisão semelhante quando realizadas com hidrocolóide irreversível modificado e silicona de adição (p=0,659).
Conclusões: A precisão de moldagens realizadas pela técnica de moldeira aberta de forma convencional foi semelhante à técnica que utiliza dispositivo de retenção. As moldagens foram comparativamente precisas quando utilizados hidrocolóide irreversível modificado e silicona de adição.