GÊNEROS DA ESFERA DIGITAL: UM ENFOQUE SOBRE O E-MAIL EM
AMBIENTES PROFISSIONAIS.
Gêneros. E-mail. Ambiente profissional
Esta pesquisa possui como objetivo analisar o funcionamento e a organização do gênero e-mail utilizado no ambiente profissional constituído pela Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC-
PI), pela 5a Gerência Regional de Educação e por escolas estaduais do município de Campo Maior-
Piauí. O gênero e-mail vem sendo cada vez mais empregado como um instrumento eficaz de comunicação não só entre instituições como também no dia a dia das pessoas. A existência deste
paradigma comunicativo e a relativa escassez de estudos tratando deste fenômeno em sua
modalidade profissional, nos fez julgar necessário examinar essa nova forma de comunicação e o
gênero textual nesta desenvolvida. Visando compreender o funcionamento do gênero enquanto
social action (ação social) pretendeu-se identificar o tema e a forma composicional dos e-mails
produzidos nos ambientes profissionais. Seguimos as análises com a identificação dos propósitos
comunicativos mais recorrentes dos e-mails. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi
definida com base: na teoria dos gêneros discursivos desenvolvida pelo círculo de Bakhtin
(BAKHTIN, 1979), que discute os principais aspectos constituintes dos gêneros; nos Estudos
Retóricos de Gêneros, que destacam a importância dos usuários na definição, elaboração e
funcionamento do gênero (MILLER, 1984; BARZEMAN, 2005; SWALLES, 1990; BATHIA, 1997); e
nos estudos voltados para a Comunicação Mediada por Computador (RECUERO, 2012). Os
procedimentos metodológicos foram os seguintes: durante o ano de 2013 foi realizada a coleta dos e-mails que constituem o corpus através de mensagem eletrônica enviada para a pesquisadora. Em
seguida, analisamos e quantificamos todos os e-mails, a fim de identificarmos o tema, a forma e os
propósitos comunicativos dos e-mails Posteriormente, aplicamos o questionário com 10 profissionais
que compõem as instituições pesquisadas. A partir dessa análise, descobrimos que o e-mail é um
gênero bastante utilizado pelos profissionais da Seduc- Pi, GRE e Escolas estaduais porque,
segundo eles, é uma forma barata e rápida de atingir uma grande quantidade de profissionais que
necessitam das informações repassadas. Assim, os e-mails eram utilizados com o propósito de
divulgar e solicitar variadas informações, enviar materiais, enfim lembram uma ordem de serviço por
exigirem a execução de atividades. Ao final da pesquisa, concluímos que os e-mails produzidos na
esfera educacional pesquisada conferem as mensagens temas relativamente estáveis, mantem
regularidade nos aspectos formal devido à estrutura oferecida pelos softwares e também possuem
vários propósitos comunicativos dentre eles o principal: ordenar a execução de atividades. Por fim
concluímos que o tratamento conferido ao tema dos e-mails, a forma seguida pelos usuários como
também os propósitos definidos em cada mensagem evidenciam a ação social expressa em cada e-
mail, no gênero, pois ao realizar cada escolha os usuários do gênero objetivam que o e-mail atenda
as suas demandas sociais que: informar de maneira rápida os profissionais que compõem o quadro
das instituições e assim viabilizar a execução das suas atividades profissionais.