A intertextualidade imagética na construção de sentidos do gênero cartum
Intertextualidade imagética; cartum; construção de sentidos.
Embora a intertextualidade seja um tema muito discutido no meio acadêmico, as pesquisas que estudam esse fenômeno tomam para a análise os textos verbais. Por isso, é necessário um aprofundamento dessa discussão no que diz respeito às relações estabelecidas entre textos imagéticos e outros textos multissemióticos. Norteado pelo propósito de ampliar a pesquisa sobre a intertextualidade imagética, este trabalho objetiva descrever e analisar como os cartuns dialogam com outros textos multissemióticos para produzir sentido. Para tanto, partimos da concepção de texto adotada da perspectiva sociocognitiva assumida pela agenda atual da Linguística de Texto, que se alia à noção de multimodalidade, para maior esclarecimento de como ocorre a construção de sentidos em textos multimodais. Dessa forma, com base em Koch e Cunha-Lima (2007), Koch (2004; 2011), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Bentes, Ramos e Alves Filho (2010), Kress e van Leeuwen (2001), Bakhtin (2003), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Silva (2008), Riani-Costa (2002) e, principalmente, Mozdzenski (2009), que apresenta uma proposta de análise de textos multissemióticos, procederemos à análise qualitativa de um corpus constituído por quinze cartuns, com foco nas complexas relações intertextuais instauradas entre esses cartuns e diversos gêneros, a partir do continuum tipológico das relações entre textos verbo-visuais e imagens midiáticas, proposto por Mozdzenski (2009). Acreditamos que os resultados da análise apontarão para a relevância da intertextualidade imagética na construção dos sentidos do gênero cartum, uma vez que este fenômeno apresenta-se como um eficaz recurso para produzir diferentes efeitos de sentido nesse gênero.