A pesquisa acadêmica é uma atividade complexa que requer um alto nível devplanejamento. Geralmente, o planejamento de uma pesquisa está associado ao gênero do projeto de pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010). Este gênero é fundamental no meio acadêmico, pois permeia todos os níveis do ensino superior. Apesar de sua importância, o projeto de pesquisa é um gênero ocluso, pois o acesso a seus exemplos é limitado a um pequeno grupo de indivíduos que participaram de seu processo de produção e avaliação (BAWARSHI; REIFF, 2013). Como resultado, a produção de um projeto de pesquisa é marcada por certa complexidade. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar o perfil distinto de regularidades presentes em projetos de pesquisa de professores efetivos dos cursos de física, enfermagem e geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com base na perspectiva sociorretórica de gêneros proposta por Miller (2012), Bazerman (2005) e Swales (1990), e na dimensão de análise proposta por Paré e Smart (2005). O corpus é composto por 15 projetos de pesquisa (5 de cada área) submetidos por professores das áreas em questão no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC/UFPI), entre os anos de 2021 e 2022. Para realizar esta investigação, caracterizaremos os principais aspectos linguístico-textuais usados na elaboração dos projetos das áreas analisadas, explicando como ocorre a relação entre os passos retóricos na construção das seções que compõem os projetos de cada área. A partir disso, descreveremos as características da comunidade discursiva das áreas de física, enfermagem e geografia, observadas a partir da análise do corpus e de documentos institucionais, como editais de seleção para ingresso em programas de pós-graduação. Finalmente, triangularemos as informações obtidas sobre os projetos das áreas de física, enfermagem e geografia, estabelecendo as principais semelhanças e diferenças no modo como os pesquisadores experientes dessas áreas agem retoricamente ao elaborar seus projetos. Com este estudo, pretendemos contribuir para a compreensão de alguns aspectos valorizados pelos membros mais experientes da comunidade discursiva das áreas em questão, bem como auxiliar na elaboração de futuros projetos dentro e fora dessas áreas.