O projeto de pesquisa é um gênero de pesquisa (DIONÍSIO; FISCHER, 2010) importante no processo de aculturamento dos ingressantes à pesquisa, bem como da participação de professores pesquisadores em processos de financiamento de bolsas na iniciação científica e na pós-graduação. Além disso, é um gênero de circulação limitada, com poucos interlocutores e feedback restrito quanto à sua produção. Com ênfase no estudo processual da composição desse gênero, da interação entre os sujeitos envolvidos
e dos letramentos mobilizados nesse percurso, tencionamos refletir sobre o processo de (re)elaboração retórica do projeto de pesquisa de mestrado/ projeto de dissertação de mestrandos e seus orientadores e os letramentos acadêmicos envolvidos, nas comunidades de prática de Linguística e Engenharia de materiais. Partimos de uma perspectiva metodológica heterogênea que resgata os pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG) (MILLER, 2009; BAZERMAN, 2006; DEVITT, 2004), da perspectiva de gêneros de Swales (1990) e da concepção bakhtiniana sobre gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011), através do estudo de caso e da análise do gênero sob o enfoque das ações sociais retoricamente evidenciadas em gêneros; e as abordagens dos estudos de Letramentos (STREE, 2013; LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007) que situa a Etnografia linguística (RAMPTON, 2004), com ênfase na análise teórico-analítica das trajetórias do texto, isto é, da história do texto e do gênero (LILLIS, 2008); e da concepção de comunidade de prática (LAVE; WNGER, 1991). É uma investigação de natureza ético-êmica, qualitativa, interpretativa e descritiva, cujos objetivos vislumbram refletir, também por meio de uma retórica contrastiva (MAURANE, 2001), as relações que subjazem ao processamento da escrita do referido gênero no âmbito do mestrado, na interação orientando-orientador. Por isso, buscamos não só coletar como também gerar dados à luz de uma discussão que possa convidar novos pesquisadores no quadro dos estudos de gênero e da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos, provocando o debate entre ancoragens teóricas que se complementam quando mobilizadas em estudos que envolvem a complexa e dinâmica atividade de linguagem e de letramentos acadêmicos mediados no e pelo projeto de pesquisa. Nesta fase de qualificação, apresentamos o capítulo teórico no qual se encontram os pressupostos teóricos de onde partimos para propor uma análise que focaliza as práticas
discursivas acadêmicas relativas ao gênero projeto de pesquisa.