O presente trabalho de dissertação estuda o aspecto recepcional pelo viés da Literatura, destacando o sujeito surdo enquanto leitor. Na perspectiva que trabalhamos, observamos através de análises de obras em Literatura Infantil, o modo como são realizadas as adaptações das histórias para a Literatura Surda. Assim, examinar e descrever obras literárias estão imbricadas em poder evidenciar os efeitos e sentidos de presença a partir de diferentes concepções. Nessa perspectiva, o objetivo central neste trabalho é estudar as contribuições da teoria Estética da Recepção para analisar obras em Literatura Infantil e as adaptações em Literatura Surda. Desse modo, entendemos que a Literatura transmite um aprendizado que pode ocorrer de forma diferente em cada pessoa, é desta forma, que a Teoria da Recepção é percebida como a relação entre autor, texto e leitor; por isso, o texto promove e configura o leitor a partir de suas experiências. Desta forma, esta pesquisa procura responder à seguinte indagação: Como a criança surda desenvolve e participa do texto como leitor?.Desse modo, fizemos análises das produções e adaptações entre a Literatura de Clássicos infantis e a Literatura Surda. A partir dos pareceres analisados, identificamos que a Literatura Surda proporciona a interatividade e o reconhecimento de surdos com o desenvolvimento de leituras, pois os textos examinados apontam a protagonização de personagens que também são surdos, colaborando para a constituição e a atratividade de crianças surdas com a compreensão e a produção narrativa. Para podermos organizar nosso material, buscando caracterizar cada forma. Para o desenvolvimento deste estudo, foram necessárias leituras, tais como: KARNOPP (2010); ISER (1999); CADEMARTORI, (2013); PERLIN (1999); dentre outros. Os surdos possuem uma Língua própria e conseguem expressar todos os seus sentimentos através dela.