Esta proposta de pesquisa tem como objetivo principal Compreender a relação entre o mal-estar na contemporaneidade com a Stimmung e a presença melancólica produzida em Trilogia do Adeus (2017), de João Anzanello Carrascoza. Com relação aos romances selecionados para a realização do estudo, as três obras compõem a Trilogia do Adeus (2017), em que é possível perceber a relação fragmentada das famílias, com diálogos e vivências que se estendem no tempo e espaço através da escrita. Em Caderno de um Ausente (2017), João, protagonista e escritor do caderno escreve uma espécie de carta para sua filha recém-nascida, temendo estar próximo da morte e buscando, através da escrita preencher as lacunas de uma relação fragmentada e limitada entre pai e filha. O caderno só será entregue a Bia após a morte de João, o que torna o segundo romance, Menina Escrevendo com Pai (2017) um romance também melancólico, uma vez que agora é Bia quem escreve a João em resposta ao caderno a ela destinado. Se Bia leu o caderno, significa que João já não está mais presente em sua vida. O terceiro romance, A Pele da Terra (2017), é escrito pelo filho mais velho de João, Matheus, que escreve a seu filho, também chamado João, durante uma peregrinação. Os conceitos propostos para leitura das obras literária enquadram-se na teoria da estética da recepção, primeiramente pela compreensão de que o leitor não é um agente passivo no ato de leitura. O corpo do leitor reage aos impulsos que a obra literária suscinta no leitor (o que Paul Zumthor conceitua como performance), agindo na forma como a obra literária será compreendida. Em segundo lugar, compreensão de que a presença da melancolia em obras literárias não pode ser entendida apenas através de uma leitura hermenêutica. É preciso compreendê-la em seu caráter sentimental, ou seja, entender que a melancolia é um estado sentimental provocado no leitor e que seu efeito está relacionado à Stimmung, que por sua vez, também age sob o leitor. Assim, a proposta de pesquisa justifica-se ainda na contribuição da compreensão teórica dos conceitos propostos por Gumbrecht, especificamente no que concerne à operacionalização metodológica de tais conceitos de forma que permitam um aprofundamento na compreensão da experiência estética. Como referencial teórico dessa proposta de pesquisa, serão abordados a relação dos conceitos de produção de presença e Stimmung, propostos por Gumbrecht com o paradigma das teorias da estética da recepção e, em seguida, a pesquisa volta-se para o estudo da melancolia, literatura e mal-estar na contemporaneidade, em que serão abordados os preceitos teóricos de Freud (1989, 2011), Starobinski (2016), Kehl (2009), Ginzburg (2013), Costa Lima (2017), Bauman (1998), Dunker (2015), Scliar (2003).