A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO ADJETIVO GRANDE
Adjetivo GRANDE. TOPE. Enunciado. Sentido. Operações
O objetivo do presente trabalho é discutir a construção de sentido do adjetivo GRANDE na perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) que tem como representantes Culioli (1990), Franckel (2006), Vogüé (2010, 2011) e Paillard (2011). A respectiva teoria entende o enunciado como um agenciamento de operações e o léxico não é visto como um material pré-construído e instaurado pela organização sintática dos enunciados, e sim, como lugar de uma variação regrada, ou seja, as unidades não são portadoras de sentido em si mesmas, mas que seus sentidos são advindos do funcionamento delas num espaço enunciativo, independente da categoria da qual pertença. As análises realizadas com as ocorrências da marca GRANDE em enunciados orais tem o intuito de identificar o fenômeno da Invariância da linguagem. Explorar-se diversas ocorrências com essa unidade lexical para articular o particular ao geral, ou seja, das variações dessa unidade busca-se o que é regular, o que se repete nos usos. Então, a partir dessa regularidade, elabora-se a Forma Esquemática que é uma espécie de forma que explica/sintetiza a identidade semântica de uma marca linguística.